terça-feira, 10 de maio de 2016

Vicky Cristina Barcelona

Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona, Espanha / EUA, 2008) – Nota 7,5
Direção – Woody Allen
Elenco – Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Javier Bardem, Penelope Cruz, Chris Messina, Patricia Clakson, Kevin Dunn, Pablo Schreiber, Carrie Preston. Zak Orth.

Amigas desde a adolescência, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) decidem passar as férias de verão em Barcelona. Vicky está prestes a casar com Doug (Chris Messina) e deseja aproveitar a viagem para terminar sua tese sobre a Cultura da Catalunha, tema que ela é apaixonada. Por outro lado, Cristina é impulsiva, do tipo que se joga de cabeça nos relacionamentos. 

Logo no primeiro dia em Barcelona, as amigas são convidadas pelo pintor Juan Antonio (Javier Bardem) para viajar à cidade de Oviedo. O sedutor Juan Antonio deixa claro que deseja levá-las para cama. O convite mudará completamente a vida das jovens durante a estadia no país. 

Mesmo quando leva suas histórias para a Europa, Woody Allen explora os mesmo temas dos seus filmes em Nova York. Paixões fulminantes, traições, mentiras, casamentos em crise e até a crítica ao estilo de vida da classe alta novaiorquina estão presentes aqui. Allen é obcecado por relações amorosas e familiares, seu olhar é sempre extremamente crítico, focando o sofrimento das relações, mesmo utilizando bom humor. 

Os destaques do elenco ficam para Javier Bardem, perfeito como uma espécie de amante latino e para uma temperamental Penelope Cruz interpretando a ex-mulher do sujeito. Rebecca Hall e Scarlett Johansson são destaques pela beleza, a segunda também pela sensualidade. 

Com meio ponto acima ou meio ponto abaixo, os filmes de Woody Allen são todos muito semelhantes na qualidade e indicados principalmente para os fã do estilo do ator/diretor/roteirista.

6 comentários:

Pedrita disse...

eu não gosto muito desse filme. tinha uma alta expectativa e me frustrou. adoro o elenco. beijos, pedrita

Pedrita disse...

ah, comentei vicky aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2010/06/vicky-cristina-barcelona.html

Marcelo Keiser disse...

Eu sei que esse filme provavelmente não está na lista de ninguém como sendo um dos melhores filmes de Woody Allen, mas está na minha lista. Sei das inúmeras obras relevantes que o cineasta realizou, mas tem algo nesse filme que é muito cativante para mim (não sei explicar).

Assisti no cinema e lembro que tinha gente que havia desaprovado o resultado. Eu gostei, do elenco, da fuga de Nova York e da abordagem leve e divertida dada aos temas complexos das relações humanas. Ocasionalmente o revisito.

abraço

Gustavo H.R. disse...

Acho esse um dos melhores filmes de Allen da década de 2000. Sensual, inusitado e com uma atuação espetacular de Cruz.

Cumps.

Hugo disse...

Pedrita - Eu gostei. Vejo como um filme semelhante a vários outros de Allen.

Marcelo - Alguns filmes marcam de alguma forma. Gosto é individual, por isso que não precisa ser um filme aclamado pelos críticos para entrar em lista de preferidos.

Gustavo - Os espanhóis Javier Bardem e Penelope Cruz são a alma do filme.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Eu gostei demais desse filme.
Me diverti horrores com o "amante latino" Javier Bardem, com Penelope Cruz.
É filme para rever, quando houver tempo.
Acho que o único filme de Woody Allen que não gostei foi aquele "Meias noite em Paris".
Os outros são perfeitos, para mim.