segunda-feira, 2 de maio de 2016

Quebra de Confiança

Quebra de Confiança (Breach, EUA, 2007) – Nota 7
Direção – Billy Ray
Elenco – Chris Cooper, Ryan Phillippe, Laura Linney, Caroline Dhavernas, Gary Cole, Dennys Haysbert, Kathleen Quinlan, Bruce Davison.

No início de 2001, o jovem analista do FBI Eric O’Neill (Ryan Phillippe) é indicado por sua chefe (Laura Linney) para uma missão especial que pode lhe valer a promoção para agente.

Seu objetivo seria espionar o veterano agente Robert Hanssen (Chris Cooper), especialista em questões relativas a antiga União Soviética e que é suspeito de disseminar conteúdo sexual proibido. 

Após começar a trabalhar com Hanssen, Eric a princípio sente-se intimidado, porém aos poucos cria uma espécie de admiração pelo sujeito, que se mostra um católico fervoroso e um pai de família devoto, fatos que deixam o jovem em dúvida quanto a culpa do novo amigo. 

Este interessante longa detalha os bastidores de uma complexa história real que causou enormes danos ao governo americano, que até hoje considera confidencial a extensão deste prejuízo. 

Além dos segredos da história em si, o roteiro foca na relação entre dois sujeitos com inteligência acima da média, que travam um verdadeiro duelo repleto de testes de confiança. 

O destaque desta disputa fica para o eterno coadjuvante Chris Cooper, que brilha como o excêntrico agente que está sempre um passo à frente no trabalho. 

Não espere cenas de ação, a trama se mantém através dos diálogos e de pequenos detalhes.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Parece um bom filme.

Ontem, no Netflix assisti um filme meio família desorganizada.

Hugo disse...

Liliane - A história é interessante.