sexta-feira, 20 de maio de 2016

Cartel Land

Cartel Land (Cartel Land, México / EUA, 2015) – Nota 8
Direção – Matthew Heineman
Documentário

No início de 2013, no Estado de Michoacan no interior do México, alguns civis liderados pelo médico José Manuel Mireles criaram um grupo paramilitar autodenominado “Autodefensas” com o objetivo de expulsar da região os traficantes do Cartel conhecido como “Cavaleiros Templários”. 

A câmera do diretor Matthew Heineman acompanha a saga do médico e de seus companheiros por mais de um ano, detalhando as ações do grupo e as reviravoltas políticas, tanto na relação com o governo, quanto nas disputas internas. 

Em uma segunda narrativa, Heineman segue um pequeno grupo paramilitar americano que age na fronteira entre o México e o Arizona caçando imigrantes ilegais, traficantes e os chamados coiotes. 

Nos dois casos, a proposta inicial destes grupos é corrigir a ineficiência dos governos, fazendo um trabalho sujo extremamente perigoso e completamente fora da lei. 

O documentário se aprofunda principalmente no crescimento do “Autodefensas”, que passam a ser vistos como um perigo para o governo e acabam se tornando parte da corrupção que toma conta do interior mexicano. 

É uma realidade marcada pela violência e a corrupção, onde quem sofre é o povo. 

O doc foi merecidamente indicado ao Oscar deste ano, mas perdeu a estatueta para “Amy”.   

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Pois é. Esses grupos crescem onde a justiça funciona pouco ou não funciona, como aqui.
Adoro documentários.
Não vi Amy. E nem penso em vê.

Liliane de Paula disse...

Esqueci de dizer que estou assistindo no Netflix "História de amor", que vc já comentou.

Amanda Aouad disse...

AO final do filme fica mesmo essa conclusão amarga, quem sofre é povo. Não importa quem ganhe a guerra, ou mesmo se é que há uma solução para ela. Um belo documentário.

bjs

Hugo disse...

Liliane - É o poder paralelo que surge na falta de um governo correto.

Amanda - Uma solução não existe, o que deveria ocorrer seria uma ação forte do governo para diminuir a violência, mas infelizmente o México cheio de corruptos como o Brasil.

Bjos