domingo, 1 de maio de 2016

Anesthesia

Anesthesia (Anesthesia, EUA, 2015) – Nota 7
Direção – Tim Blake Nelson
Elenco – Sam Waterston, Tim Blake Nelson, Glenn Close, Corey Stoll, Jessica Hecht, Gretchen Mol, K. Todd Freeman, Michael Kenneth Williams, Kristen Stewart, Gloria Reuben, Mickey Sumner, Yul Vazquez, Scott Cohen, Natasha Gregson Wagner.

Em pouco mais de três dias, várias pessoas tem suas vidas modificadas por alguns incidentes. O professor Walter Zarrow (Sam Waterston) se prepara para se aposentar e aproveitar o resto da vida ao lado da esposa (Glenn Close), mas antes disso procura ajudar um aluna brilhante que é depressiva (Kristen Stewart). 

Seu filho Adam (Tim Blake Nelson) sofre ao saber que a esposa Jill (Jessica Hecht) pode estar com um tumor no ovário. O casal ainda precisa cuidar dos filhos adolescentes. O advogado Jeffrey (Michael Kenneth Williams) tenta levar à força para uma clínica de reabilitação seu amigo de infância Joe (K. Todd Freeman) que está entregue às drogas. Por último, Sarah (Gretchen Mol), que mora em um bela casa de subúrbio, abusa da bebida para compensar a ausência do marido (Corey Stoll). 

O ator, diretor e roteirista Tim Blake Nelson criou personagens que estão em momentos delicados da vida para desenvolver este sensível longa que foca principalmente na questão familiar. De uma forma ou de outra, todas as situações enfrentadas pelos personagens estão ligadas à família, seja por uma doença, por uma crise no casamento, pelo amor e até mesmo uma grande amizade. 

Apesar de lenta, a narrativa prende a atenção pela sobriedade como as pequenas histórias são contadas, sem jamais apelar para o exagero. O filme perde alguns pontos pelo final em aberto, já que as histórias não fecham completamente, mesmo não sendo difícil imaginar o que aconteceria em seguida. 

O destaque fica para a atuação do veterano Sam Waterston, perfeito com o professor sábio e com um sentimento de humanidade acima do normal. Por sinal, depois dos anos noventa, Waterston fez poucos trabalhos no cinema, pois foi a figura principal do seriado “Law & Order” entre 1994 e 2010.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Eu ia adorar esse filme.
Um filme com histórias possíveis.

Hugo disse...

Liliane - Isso mesmo, é um história bem próxima da realidade.