quinta-feira, 28 de abril de 2016

Atraídos Pelo Crime

Atraídos Pelo Crime (Brooklyn’s Finest, EUA, 2009) – Nota 7,5
Direção – Antoine Fuqua
Elenco – Richard Gere, Don Cheadle, Ethan Hawke, Wesley Snipes, Will Patton, Michael Kenneth Williams, Bryan F. O’Byrne, Lili Taylor, Shannon Kane, Ellen Barkin, Logan Marshall Green, Vincent D’Onofrio.

Três policiais que trabalham na violenta periferia do Brooklyn em Nova York enfrentam sérios problemas relacionados a profissão. 

Eddie (Richard Gere) é um policial de uniforme que está prestes a se aposentar. Desiludido com o trabalho e com a vida pessoal, Eddie conta as horas para encerrar a carreira. 

Tango (Don Cheadle) está infiltrado na gangue de traficantes comandada por Caz (Wesley Snipes), mas deseja voltar à vida normal sem prejudicar o sujeito que se tornou seu amigo. 

O terceiro policial é o detetive Sal (Ethan Hawke), que está desesperado para conseguir dinheiro para comprar uma nova casa e assim melhorar a vida da esposa (Lili Taylor) que está grávida de gêmeos e de seus outros cinco filhos. 

A vida de policiais em Nova York beirando a marginalidade é um verdadeiro clichê cinematográfico, porém quando bem explorado pode resultar em um bom filme, como neste caso. 

O diretor Antoine Fuqua (do ótimo “Dia de Treinamento”) consegue acertar o tom nas três narrativas, incluindo em algumas sequências importantes intercalando três ações paralelas, até chegar ao clímax cruzando a vida dos personagens. 

O roteiro de Michael C. Martin aborda situações que aumentam a pressão nas vidas dos policiais e que em algum momento faz com que eles sejam obrigados a tomar decisões extremas. 

O elenco recheado de astros segura muito bem seus papéis. 

O resultado é um competente filme policial.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Deve ser um filme muito bom.
Com tantos bons atores e a história que parece interessante.
Mas, não ouvi nem falar desse filme.
Lembro de um que Richard Gere é policial e é marginal mas que no final é descoberto.

E sua nota para 9 e meia semanas de amor? 10?

Hugo disse...

Liliane - Este filme que você citou com Richard Gere se chama "Justiça Cega".

Apesar da legião de fãs e ser o seu filme preferido, eu dou 7 para "Nove e Meia Semanas de Amor".