terça-feira, 29 de março de 2016

Neve Sobre os Cedros

Neve Sobre os Cedros (Snow Falling on Cedars, EUA, 1999) – Nota 7,5
Direção – Scott Hicks
Elenco – Ethan Hawke, Youki Kudoh, Max Von Sydow, Rick Yune, James Rebhorn, James Cromwell, Richard Jenkins, Arija Bareikis, Eric Thal, Celia Weston, Daniel Von Bargen, Akira Takayama, Ako.

No início dos anos cinquenta, em uma comunidade na divisa dos Estados Unidos com o Canadá, um pescador (Eric Thal) é encontrado morto. O suspeito principal é Kazuo Miyamoto (Rick Yune), outro pescador que é filho de japoneses e que foi a última pessoa a ver o sujeito com vida. 

Ainda com a lembrança do recente ataque a Pearl Harbor bem viva, parte da população vê o jovem oriental como culpado, mesmo que as provas sejam bastante duvidosas. Para defender o jovem, o veterano advogado Gudmundsson (Max Von Sydow) utiliza toda sua experiência. 

Todo o processo é acompanhado pelo jovem jornalista Ishmael (Ethan Hawks), que edita o jornal da cidade e que tem uma antiga paixão pela esposa de Kazuo, a bela Hatsue (Youki Kudoh). 

A história é baseada em um romance e explora principalmente o preconceito dos americanos em relação aos japoneses e seus descendentes que viviam no país durante a Segunda Guerra Mundial. 

Além do julgamento recheado de questões sobre preconceito, o filme destaca também o romance proibido entre os personagens de Ethan Hawke e Youki Kudoh e o sofrimento dos japoneses e suas famílias, que mesmo vivendo nos Estados Unidos foram encarcerados em campos de concentração durante a guerra. 

Por mais que a história seja sobre um tema complicado, a narrativa é fria como a temperatura da região onde se passa a trama. 

A tentativa do diretor em criar momentos poéticos funciona nas sequências do namoro proibido dos adolescentes e falha nas fracas cenas de combate filmadas em câmera lenta. 

O resultado é um filme muito mais interessante pela história do que pela narrativa. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Tenho impressão que vi esse filme(o nome)e não lembro nada de ter tido esse seu olhar.
Bom, mas eu não entendo de cinema, nem vejo cinema como vc.

Hugo disse...

Liliane - É um filme que já tem mais de quinze anos, provavelmente deve ter passado na tv.