sábado, 26 de março de 2016

Caos Calmo

Caos Calmo (Caos Calmo, Itália / Inglaterra, 2008) – Nota 7,5
Direção – Antonello Grimaldi
Elenco – Nanni Moretti, Valeria Golino, Isabella Ferrari, Alessandro Gassman, Blu Yoshimil, Hippolyte Girardot, Kasia Smutniak, Roman Polanski.

Pietro (Nanni Moretti) e seu irmão Carlo (Alessandro Gassman) estão se divertindo na praia quando duas mulheres que estão se afogando pedem socorro. As pessoas atônitas na praia não se mexem, enquanto os dois irmãos pulam na água e salvam as mulheres. 

Ao voltar para casa, Pietro encontra a esposa morta e a filha pré-adolescente Claudia (Blu Yoshimi) em prantos. A tragédia modifica a percepção de vida de Pietro, que praticamente abandona o trabalho como executivo de uma empresa que está prestes a fazer uma grande fusão e decide passar os dias seguintes em uma praça em frente do colégio de sua filha, esperando a garota sair da aula. 

O ator, roteirista e diretor Nanni Moretti já abordou a dor da perda no sensível “O Quarto do Filho”, sendo que aqui ele deixa a direção nas mãos de Antonello Grimaldi e foca de uma forma diferente em uma situação semelhante. 

Nos dias que seguem a morte da esposa, o personagem de Moretti não demonstra emoção alguma, apenas a preocupação em dar atenção a filha. Aos poucos, com o aparecimento de outros personagens, como sua cunhada (Valeria Golino) e os executivos que trabalham com ele, entendemos o porquê da decisão do personagem em se desligar dos problemas e prestar atenção em situações simples como observar as pessoas que passam diariamente pela praça em que Pietro transforma em seu escritório. 

O “Caos Calmo” do título pode ser definido pela aparente calma do personagem principal após a tragédia, que abandona a loucura do trabalho e dos problemas para se tornar um espectador do caos em que amigos e parentes vivem.

5 comentários:

Liliane de Paula disse...

Hugo que nota baixa vc deu para esse filme.
Me parece uma história belíssima.
E vou tentar assistir no Cine Pipoca que já consegui instalar.
Vc vê onde? Vc nunca diz.

"O som ao Redor", filmado aqui nas imediações eu vi e tentei identificar a rua, uma rua cheia de árvores(linda a rua). Mas não é dos meus preferidos.
Quando eu mandar minha lista(pequena lista) vc vai cair do costas.

Liliane de Paula disse...

Errei. A nota foi até boa, para seu rigor.

Hugo disse...

Liliane - É um filme simpático, mas não chega a ser um grande longa.

Sobre "O Som ao Redor", realmente é um filme diferente, tem um estilo que não agrada a todos. Eu gostei bastante, considero um filme que foge do lugar comum.

Pedrita disse...

eu adoro tanto, mas tanto filmes de vampirinhos que gosto até dos ruinzinhos. o primeiro não vi, nota 4? anotado hahahaha, vejo qq um. bom jovi? nota 4? anotado tb hahahahahah. o do cardone, não vi. anotado tb. nao sei se vi esse com o plummer. é possível. tb nao lembro se vi o príncipe das trevas. esse com o Caspen Van Dien até acho que vi, nem lembro. vampiro no brooklin vi faz tempo, lembro q me diverti. meu grau de exigência com esses filmes é baixíssimo. nem eu acredito. Inocente Mordida, sei não. acho que vi. não lembro do nicolas cage em filme de vampiro então acho que não vi. olha, até achei q meu critério com vampiros é questionável, mas eu detestei esse recente, uma história nunca contada e larguei. beijos vampirescos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É um gênero com um número enorme de filmes. Citei alguns que não estão entre os melhores.

Bjos