terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Um Homem Entre Gigantes

Um Homem Entre Gigantes (Concussion, Inglaterra / Austrália / EUA, 2015) – Nota 7
Direção – Peter Landesman
Elenco – Will Smith, Alec Balwdin, Albert Brooks, Gugu Mbatha Raw, David Morse, Arliss Howard, Mike O’Malley, Eddie Marsan, Hill Harper, Adewale Akinnuoye Agbaje, Stephen Moyer, Richard T. Jones, Paul Reiser, Luke Wilson.

Pittsburg, 2002. O Dr. Bennet Omalu (Will Smith) é um nigeriano que trabalha como patologista forense e tem o inusitado hábito de “conversar” com os mortos pedindo ajuda para descobrir a causa da morte. Visto com desconfiança pelos colegas, Bennet se vê pressionado quando um famoso ex-jogador de futebol americano (David Morse) morre após viver alguns meses na rua demonstrando sinais de demência, mesmo com os exames não detectando problema algum no cérebro do sujeito. 

Intrigado com a causa do problema mental, Bennet decide pagar do próprio bolso um estudo do cérebro do morto e acaba descobrindo uma nova doença e sua causa. A descoberta de Bennet não agrada a NFL (National Football League), que fará de tudo para desacreditar o estudo. 

Baseado numa história real, este longa tenta fazer uma comparação entre a descoberta de Omalu com o processo que fez com que as empresas de tabaco confessarem que fumar é prejudicial à saúde. A diferença na vida real é que o tabaco atinge um número gigantesco de pessoas no mundo, enquanto os praticantes de futebol americano se restringem aos Estados Unidos. 

Outra diferença ocorre em relação as versões das histórias para o cinema. Michael Mann comandou o ótimo “O Informante” sobre os segredos da indústria do tabaco, enquanto este filme de Peter Landesman é apenas correto, com um roteiro esquemático. Mesmo para quem não conhecia a história, não é difícil descobrir o final. 

É curioso ver o astro Will Smith carregando no sotaque do médico nigeriano que adora o sonho americano e que se vê no meio de um pesadelo. 

É uma trama que dificilmente chamará atenção do público fora dos Estados Unidos.  

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Hugo, que bom lhe encontrar.
Será que já coloquei seu blog na minha lista lateral?
Vou conferir isso agora.
Assim, não perco postagens atualizadas que vc fizer.

Esse filme vc viu na TV?
Se na TV, tenho chance de achar e até gravar.

Liliane de Paula disse...

Pronto. Já coloquei.
Se possível, cada vez que comentar um filme informe se foi na TV.
Acho que não.
Vc não parece se contentar com a tela da TV.
Mas, não custa perguntar.

Hugo disse...

Liliane, também linkei o endereço do seu blog na minha lista. Ultimamente assisto pouca coisa na tv. A maioria dos filmes assisto da forma que comentei com você pelo email.

Este filme deve ser lançado por aqui em março, mas acredito que irá direto para dvd e tv a cabo. É um tema que não chama atenção do grande público e hoje as salas de cinema focam 90% em filmes de apelo popular.

Bjos