sábado, 23 de janeiro de 2016

Rocky Balboa

Rocky Balboa (Rocky Balboa, EUA, 2006) – Nota 8
Direção – Sylvester Stallone
Elenco – Sylvester Stallone, Burt Young, Antonio Tarver, Geraldine Hughes, Milo Ventimiglia, Tony Burton, A. J. Benza, James Francis Kelly III, Talia Shire.

O ex-boxeador Rocky Balboa (Stallone) está aposentado, viúvo e vivendo como dono de um restaurante na Filadélfia. Rocky passa seus dias contando histórias sobre suas lutas para os fregueses e tentando se aproximar do filho (Milo Ventimiglia). 

Sua vida tem uma nova reviravolta após um canal de TV criar em computador uma luta virtual entre ele e o atual campeão de boxe Mason Dixon (Antonio Tarver). O sucesso da luta virtual faz com que os empresários de Dixon convidem Rocky para um luta de exibição, com o objetivo de aumentar a simpatia pelo campeão, que não tem carisma algum junto ao grande público. 

Quando este “Rocky Balboa” foi lançado, Stallone estava há dez anos enfrentando fracassos sucessivos no cinema. Seu último trabalho de qualidade havia sido “Copland” de 1997, que também havia fracassado nas bilheterias. O retorno ao personagem que o transformou em astro foi uma espécie de última cartada, que surpreendentemente deu certo. 

O grande acerto do roteiro escrito por Stallone está na simplicidade da história, que recicla a ideia do primeiro filme transportando o herói de volta ao mundo das pessoas comuns e tendo de enfrentar situações universais como a perda de um ente de querido, a dificuldade em lidar com o filho e os problemas da idade. Até mesmo a luta exibição que a princípio seria uma loucura, é retratada de uma forma que envolve o espectador. 

Este longa aparentemente encerraria com extrema dignidade a saga deste interessante personagem. Poucos imaginavam que Rocky teria uma nova chance no cinema com outro filme surpreendente, o atual “Creed”. 

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

É um filme interessante, principalmente porque se torna crível. Somos capazes de comprar a ideia daquela luta, mesmo com um senhor de idade no ringue. Rocky parece que está sempre nos surpreendendo. ;)

Hugo disse...

Amanda - Sem dúvida, acabamos acreditando que aquela luta seria possível.

Bjos