quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ponte dos Espiões

Ponte dos Espiões (Bridge of Spies, EUA / Alemanha / Índia, 2015) – Nota 7,5
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Tom Hanks, Mark Rylance, Sebastian Koch, Scott Shepherd, Alan Alda, Amy Ryan, Austin Stowell, Jesse Plemons, Mikhail Gorevoy, Michael Gaston, Will Rogers, Peter McRobbie.

Em 1961, durante a Guerra Fria, Rudolf Abel (Mark Rylance) é preso acusado de ser um espião soviético infiltrado em território americano e também por se negar a cooperar com o governo americano. 

Para defender Abel em julgamento, o governo pede ajuda a um escritório de advocacia especializado com seguros, que por seu lado indica James B. Donovan (Tom Hanks) para o trabalho. Mesmo relutante, Donovan aceita o caso e aos poucos cria um inusitado laço de amizade com Abel. 

A competência demonstrada no complicado caso, faz com que Donovan receba uma nova proposta, ainda mais complicada, que envolve uma negociação com russos e alemães em plena Berlim Oriental, pouco tempo depois do famigerado Muro de Berlim ter sido levantado. 

Este longa comandado por Spielberg explora uma história real sobre uma complexa negociação de presos e também sobre os bastidores políticos da Guerra Fria, principalmente as mentiras e a hipocrisia por parte dos governos envolvidos, que agiam através de terceiros, como se estes fossem os únicos responsáveis pelos atos de espionagem. 

Como é comum nos trabalhos de Spielberg, a parte técnica é de primeira, com destaque para a recriação em estúdio de Berlim Oriental e do Muro. O única falha neste quesito é a cena do acidente aéreo com um caça que se mostra exagerada. 

No elenco, Tom Hanks está competente como sempre e o inglês Mark Rylance se destaca como gelado e astuto espião. 

Apesar destas qualidades e da ótima história, a narrativa é fria como a temperatura que o personagem de Hanks enfrenta em Berlim. Falta emoção, a única certa mais forte é a sequência em que Donovan assiste do trem algumas pessoas sendo mortas tentando pular o Muro.

Um comentário:

Pedrita disse...

adorei esse filme. beijos, pedrita