segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Quarto do Jack

O Quarto do Jack (Room, Irlanda / Canadá, 2015) – Nota 8,5
Dreção – Lenny Abrahamson
Elenco – Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen, William H. Macy, Tom McCamus, Sean Bridges, Wendy Crewson.

O longa começa com uma mãe (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) em um pequeno quarto que tem apenas uma luz natural que vem da claraboia no teto. Eles passam o dia brincando, inventando coisas para fazer e assistindo tv. Quando um estranho homem entra no quarto, o espectador descobre que mãe e filho estão presos no local. 

A trama é ao mesmo tempo simples e complexa. Simples ao explorar uma premissa que lembra um filme se suspense comum e complexa a partir do momento em que mãe e filho precisam encontrar seu lugar na sociedade. Ela sente dificuldades em se readaptar, incluindo ter de aceitar mudanças ocorridas em sua família, enquanto o garoto de apenas cinco anos descobre que o mundo é muito maior do que o quarto em que ele vivia. 

É um doloroso drama sobre traumas e descobertas, apoiado principalmente nas ótimas interpretações da dupla de protagonistas. O garoto Jacob Tremblay apresenta umas das interpretações mais espontâneas e sensíveis dos últimos anos, com uma sinceridade cativante. Brie Larson já havia demonstrado talento para o drama no ótimo “Temporário 12” e tem tudo para se tornar uma grande atriz nos próximos anos. 

Para quem gosta do gênero, este longa é obrigatório.

Nenhum comentário: