segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Quarto do Jack

O Quarto do Jack (Room, Irlanda / Canadá, 2015) – Nota 8,5
Dreção – Lenny Abrahamson
Elenco – Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen, William H. Macy, Tom McCamus, Sean Bridges, Wendy Crewson.

O longa começa com uma mãe (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) em um pequeno quarto que tem apenas uma luz natural que vem da claraboia no teto. Eles passam o dia brincando, inventando coisas para fazer e assistindo tv. Quando um estranho homem entra no quarto, o espectador descobre que mãe e filho estão presos no local. 

A trama é ao mesmo tempo simples e complexa. Simples ao explorar uma premissa que lembra um filme se suspense comum e complexa a partir do momento em que mãe e filho precisam encontrar seu lugar na sociedade. Ela sente dificuldades em se readaptar, incluindo ter de aceitar mudanças ocorridas em sua família, enquanto o garoto de apenas cinco anos descobre que o mundo é muito maior do que o quarto em que ele vivia. 

É um doloroso drama sobre traumas e descobertas, apoiado principalmente nas ótimas interpretações da dupla de protagonistas. O garoto Jacob Tremblay apresenta umas das interpretações mais espontâneas e sensíveis dos últimos anos, com uma sinceridade cativante. Brie Larson já havia demonstrado talento para o drama no ótimo “Temporário 12” e tem tudo para se tornar uma grande atriz nos próximos anos. 

Para quem gosta do gênero, este longa é obrigatório.

Um comentário:

Pedrita disse...

tantas histórias parecidas. fui até procurar se tinha sido inspirado em histórias reais. lembro daquela história pavorosa na alemanha de várias mulheres da mesma família em cativeiro pelo pai. ou mesmo o caso daquele sequestrador nos estados unidos. infelizmente uma realidade pavorosa. o filme é muito bem realizado.