domingo, 13 de dezembro de 2015

Agente do Futuro

Agente do Futuro (Autómata, Bulgária / EUA / Espanha / Canadá, 2014) – Nota 6
Direção – Gabe Ibañez
Elenco – Antonio Banderas, Dylan McDermott, Melanie Griffith, Birgitte Hjort Sorensen, Robert Forster, Tim McInnerny, Javier Bardem.

Em um futuro próximo, a Terra foi quase toda devastada por tempestades solares e os poucos sobreviventes foram separados em duas classes. Um grupo vive dentro de uma cidade cercada por um enorme muro protegido por guardas armados, enquanto os pobres foram expulsos para o lado de fora do muro, vivendo na miséria e enfrentando a chuva radiotiva. 

Antes do caos, uma corporação criou robôs chamados de “Pilgrim” para tentar ajudar o planeta, porém eles se transformaram apenas em fonte de lucro, sem resolver a situação. Os robôs foram programados com duas regras. Jamais ferir um se humano e jamais se auto-reparar. Neste contexto, o agente de seguros Jacq (Antonio Banderas) é testemunha de um robô que matou um cão e de outro que cometeu “suicídio” ateando fogo em si próprio. Estes fatos despertam em Jacq a curiosidade em descobrir o que está acontecendo com os robôs. 

Esta estranha ficção tem uma premissa interessante, que copia várias ideias do clássico “Blade Runner”, assim como uma boa fotografia “suja” e efeitos especiais que não comprometem, porém perde muitos pontos na narrativa irregular e no roteiro ruim. 

Alguns personagens parecem perdidos na trama, como a espécie de “mecânica” interpretada por uma deformada Melanie Griffith, que depois de várias cirurgias plásticas está irreconhecível. 

O resultado é uma ficção vazia e totalmente esquecível.

2 comentários:

Pedrita disse...

esse filme é muito ruim. funciona muito no começo, depois é péssimo. se perde totalmente. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Infelizmente a história é confusa e narrativa bastante irregular.

Bjos