sábado, 24 de outubro de 2015

Dois Dias, Uma Noite

Dois Dias, Uma Noite (Deux Jours, Une Nuit, Bélgica / França / Itália, 2014) – Nota 8
Direção – Jean Pierre & Luc Dardenne
Elenco – Marion Cotillard, Fabrizio Rongione, Catherine Salée, Baptiste Sornin, Pili Groyne.

Sandra (Marion Cotillard) está prestes a voltar ao trabalho em uma pequena fábrica após estar afastada por depressão, quando recebe a notícia de que o dono da empresa fez uma votação com os dezesseis funcionários e apenas dois aceitaram desistir do bônus anual para manter Sandra empregada. Os demais funcionários votaram para receber o bônus, mesmo sabendo que Sandra seria demitida. 

Com ajuda da amiga Juliette (Catherine Salée), Sandra consegue que seja feita uma nova votação com a presença dela. Apoiada pelo marido Manu (Fabrizio Rongione), ela terá um final de semana para visitar os colegas de trabalho e convencê-los a desistir do bônus. 

Os irmãos belgas Dardenne são especialistas em filmes críticos sobre o ser humano e a realidade atual. Aqui, a crítica é voltada para a ganância, seja ela dos empresários que lavam as mãos com as consequências de uma demissão e também de muitos trabalhadores que encaram o mercado como uma selva onde cada um defende seu lado sem pensar no próximo. Esta luta por dinheiro fica exacerbada num momento de crise, situação que os países europeus passam há alguns anos e que os irmãos Dardenne utilizam como inspiração. 

A saga da personagem Sandra poderia resultar num melodrama, mas segue um caminho diferente. Na verdade o que ocorre é uma busca não só para manter o emprego, mas também para descobrir a si mesma. 

O destaque do elenco fica para mais uma grande interpretação de Marion Cotillard, que a cada encontro com um colega durante o filme altera o humor da esperança para catástrofe e da euforia para a tristeza profunda. 

Como informação, os irmãos Dardenne não utilizam trilha sonora, com exceção de algumas músicas incidentais.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

É um excelente filme mesmo, como você disse eles sabem filmar a vida cotidiana de uma maneira crítica como poucos.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Deles eu assisti outro ótimo drama chamado "O Silêncio de Lorna".

Bjos