sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Testemunha Muda

Testemunha Muda (Mute Witness, Rússia / Inglaterra / Alemanha, 1995) – Nota 7
Direção – Anthony Waller
Elenco – Marina Sudina, Fay Ripley, Evan Richards, Oleg Jankowskij, Alec Guinness.

A jovem Billy Hughes (Marina Sudina) é uma maquiadora muda que está em Moscou trabalhando em um filme de horror vagabundo produzido por sua irmã Karen (Fay Ripley) e dirigido por seu cunhado Andy (Evan Richards). 

Após um dia de filmagens, já na madrugada, Billy está andando pelos estúdios vazios quando encontra um local onde está sendo filmado aparentemente um longa pornô. Curiosa, Billy fica espiando a cena em que um sujeito mascarado está prestes a transar com uma jovem, porém para sua surpresa, o homem tira uma faca e mata a parceira. Assustada, Billy descobre que aquilo é um snuff movie. Ao perceber que foi vista, ela foge desesperada, sendo perseguida pelos produtores do filme que são ligados a Máfia Russa. 

Hoje praticamente esquecido, este agitado thriller mistura o submundo dos snuffs movies com uma conspiração que inclui ainda a KGB. A narrativa acelerada pela cidade de Moscou, valorizada pelo bom roteiro cheio de reviravoltas assinado pelo próprio diretor Anthony Waller, resulta em um interessante suspense. 

O diretor Anthony Waller ainda convenceu o veterano Alec Guinness a fazer uma pequena participação. Guinness estava praticamente aposentado do cinema. 

Infelizmente, o talento promissor de Waller se perdeu em trabalhos posteriores. Os fracos “Um Lobisomem Americano em Paris” e “O Culpado” abortaram sua carreira. 

Nenhum comentário: