quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Refúgio do Medo

Refúgio do Medo (Stonehearst Asylum ou Eliza Graves, EUA, 2014) – Nota 7
Direção – Brad Anderson
Elenco – Kate Beckinsale, Jim Sturgess, Ben Kingsley, David Thewlis, Brendan Gleeson, Michael Caine, Jason Flemyng, Sophie Kennedy Clark, Sinead Cusack.

Dias antes da virada do século XIX para o XX, o recém formado psiquiatra Dr. Edward Newgate (Jim Sturgess) segue para o manicômio de Stonehearst, situado em um local isolado no meio de uma floresta no interior da Inglaterra. 

Recebido com respeito pelo administrador do local, o Dr. Silas Lamb (Ben Kingsley) e com desconfiança por Mickey Finn (David Thewlis), o estranho chefe dos funcionários, Edward acredita que poderá aprender sobre a profissão e também ajudar os pacientes. 

Os olhos de Edward brilham no momento em que vê a bela Eliza Graves (Kate Beckinsale), uma jovem que foi enviada para o local após atacar o marido abusivo. A aparente organização do hospital esconde um terrível segredo que Edward não demora para descobrir. 

Baseado em um conto de Edgar Allan Poe, este eficiente longa tem ideias muito interessantes. A trama escrita por Poe é quase uma parábola sobre a popular frase “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”, além de tocar na questão do tratamento dado as pessoas com problemas mentais, lógico que com a visão dos absurdos cometidos pelos médicos psiquiatras do início do século XX e colocar ainda em discussão a questão do que realmente seria a loucura. 

O roteiro tem algumas falhas, mas não deixa de ser criativo o segredo revelado no final do filme. 

Vale destacar ainda o ótimo elenco recheado de talentosos atores britânicos, além da sempre bela Kate Beckinsale. 

O longa cumpre o papel de prender a atenção do espectador que gosta de suspense.  

2 comentários:

Pedrita disse...

o texto é muito bom. gosto do fato de discutir a loucura. o que é loucura. realmente tem furos, se arrasta um pouco, mas o final realmente surpreende. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrito - A história é bem interessante.

Bjos