sábado, 19 de setembro de 2015

Antes da Chuva

Antes da Chuva (Before the Rain, Macedônia / França / Inglaterra, 1994) – Nota 8,5
Direção – Milcho Manchevski
Elenco – Rade Sherbedgia, Katrin Cartlidge, Gregoire Colin, Labina Mitevska, Jay Villiers, Silvija Stojanovska, Phyllida Law.

Dividido em três atos intitulados “palavras”, “rostos” e “fotos”, este belíssimo drama se passa na região da Macedônia durante a Guerra dos Balcãs no início dos anos noventa. 

No primeiro ato, um jovem padre que fez voto de silêncio (Gregoire Colin) e que vive em um mosteiro na divisa da Macedônia com Albânia, numa certa noite encontra uma garota (Labina Mitevska) escondida em seu quarto. A garota é albanesa e está sendo procurada pelos macedônios que a acusam de assassinato. 

O segundo ato se passa em Londres, onde o fotógrafo macedônio Aleksander (Rade Sherbedgia) enfrenta uma crise profissional e pessoal em relação ao affair com uma jornalista casada (Katrin Cartlidge). A parte final mostra o retorno de Aleksander a seu país natal depois de dezesseis anos e seu difícil reencontro com parentes e antigos amigos. 

Este foi um dos primeiros longas produzidos na Macedônia após o país se tornar independente e foi merecidamente indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro. O diretor Milcho Manchevski tinha apenas vinte e cinco anos e uma sensibilidade enorme para retratar a triste realidade de seu país na época. 

O ótimo roteiro amarra as três histórias em torno da violência que tomou conta da antiga Iugoslávia durante o período, o que fez vir à tona todo o ódio que estava represado entre as várias etnias, neste caso entre macedônios e albaneses, sendo que o conflito atingiu ainda bósnios, croatas, sérvios e montenegrinos. 

Após este trabalho, Manchevski fez poucos longas sem o mesmo sucesso de crítica.

3 comentários:

Pedrita disse...

eu sou apaixonada por esse filme. vi no cinema e revi na tv um tempo depois e a paixão continuou. beijos, pedrita

Amanda Aouad disse...

Preciso rever esse filme, lembro de flashs dele, e uma sensação boa.

bjs

Hugo disse...

Pedrita e Amanda - É um belíssimo filme.

Bjos