quinta-feira, 4 de junho de 2015

Invencível

Invencível (Unbroken, EUA, 2014) – Nota 7,5
Direção – Angelina Jolie
Elenco – Jack O’Connell, Domhnall Gleeson, Garrett Hedlund, Takamasa “Miyavi” Ishihara, Fin Wittrock, Jai Courtney.

Algumas histórias reais são tão inacreditáveis, que até mesmo provas vivas podem deixar dúvidas. A história de vida do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O’Connell) durante a Segunda Guerra Mundial é um destes casos. 

A rápida passagem da vida de Louis quando criança e o inicio de sua carreira como corredor dos cinco mil metros, inclusive com sua participação na Olimpíada de 1936 em Berlim, são uma espécie de introdução para mostrar a verdadeira saga que o atleta enfrentou durante a guerra. 

Eu não conhecia a história do personagem, o que me deixou mais perplexo descobrindo os percalços enfrentados pelo sujeito. Por este motivo, não vale a pena citar mais sobre a trama, o ideal é o espectador assistir e sofrer passo a passo com o protagonista. 

No elenco de rostos pouco conhecidos, os destaques ficam para o protagonista Jack O’Connell, que defende muito bem o papel do obstinado Zamperini e para o cantor pop japonês Takamasa “Miyavi” Ishihara, como o cruel chefe do campo de prisioneiros, um dos personagens mais asquerosos dos últimos anos no cinema. 

A estrela Angelina Jolie mostra talento na direção e coragem por ter escolhido uma história forte, com estilo que dificilmente agrada ao grande público. Como o roteiro é assinado pelos irmãos Cohen, fica ainda como exercício de imaginação, como resultaria o filme se a direção tivesse ficado nas mãos da dupla. 

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Na verdade, os irmãos Cohen fizeram a primeira versão do roteiro, acho que muita coisa deve ter mudado até chega ao que vimos em tela. Mas, é inevitável mesmo imaginar como eles fariam.

Quanto ao filme de Jolie, acho interessante, ainda que veja alguns excessos. E não deixa mesmo de ser uma história impressionante.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Não sabia desta história de bastidor. Provavelmente quando os irmãos Cohen pularam fora do projeto, o roteiro foi bastante modificado.

Bjos

Pedrita disse...

eu também gostei do filme. também não conhecia a história desse corredor. triste a guerra. ruim para qualquer um. tb comentei no meu blog. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - A guerra é um dos maiores exemplos da estupidez humana.

Bjos