terça-feira, 5 de maio de 2015

Entre o Céu e Terra

Entre o Céu e a Terra (Heaven & Earth, EUA / França, 1993) – Nota 7,5
Direção – Oliver Stone
Elenco – Hiep Thi Le, Tommy Lee Jones, Joan Chen, Haing S. Ngor, Conchata Ferrell, Debbie Reynolds, Michael Paul Chan, Vivian Wu, Long Nguyen, Robert John Burke, Tim Guinee, Timothy Carhart, Dale Dye, Dustin Nguyen.

Este longa é o fechamento da chamada “Trilogia do Vietnã” dirigida por Oliver Stone. 

No aclamado “Platoon”, Stone fez um registro baseado em suas lembranças de juventude como soldado no Vietnã, quando foi testemunha dos absurdos, da violência e da loucura de uma guerra. 

Em “Nascido em 4 de Julho”, o foco de Stone se voltou para os soldados que voltavam para os Estados Unidos mutilados e com sérios traumas psicológicos, utilizando como base o livro de Ron Kovic, que foi atingido durante a guerra ficando paraplégico. 

Este “Entre o Céu e a Terra” mostra o outro lado do conflito, o sofrimento da população vietnamita, pressionada e abusada tanto pelo exército americano com apoio do governo local, quanto pelos rebeldes comunistas, os vietcongues. 

O longa é baseado na história real de Le Ly (Hiep Thi Le), que ainda criança nos anos cinquenta testemunhou a invasão francesa no Vietnã e quando jovem sofreu barbaridades nas mãos dos americanos e dos comunistas, assim como sua família. A saga de Le Ly começa na pequena vila de agricultores onde nasceu, passa pela violência dos vietcongues, a dura vida em Hanói e por fim o conturbado relacionamento com um soldado americano (Tommy Lee Jones). Narrada pela personagem principal, que se apega em sua crença ao budismo para sobreviver, somos testemunhas de uma história de superação extremamente triste, contada em paralelo com a destruição do país. 

A atriz principal Hiep Thi Le nasceu no Vietnã e migrou para os Estados Unidos, onde conseguiu este que foi seu maior papel da carreira. Apesar da sensível atuação, ela não se firmou e na sequência teve alguns poucos papéis como coadjuvante. Podemos destacar também as atuações de Tommy Lee Jones, de Joan Chen como a sofrida mãe da garota e do falecido Haing S. Ngor como seu pai. 

Como informação, Haing S. Ngor nasceu no Cambodja e teve uma triste história de vida. Ele era médico em seu país, até que os comunistas do Khmer Vermelho liderados pelo carniceiro Pol Pot tomaram o poder. Ngor foi preso, torturado, mas conseguiu escapar da pena de morte e fugir para os Estados Unidos. Mesmo sem jamais ter sido ator, ele foi escolhido para viver um cambojano no drama “Os Gritos do Silêncio” e surpreendentemente ganhou o Oscar de Ator Coadjuvante em 1985. Ele seguiu a carreira de ator sem grande destaque, ao mesmo tempo em que ajudava fundações que auxiliavam seu país. Tudo se acabou em 1996, quando ele foi assassinado a tiros em sua própria casa em Los Angeles. Até hoje não se sabe quem foi o atirador ou qual a motivação do crime. Alguns especulam que pode ter sido uma retaliação por parte de algum ex-membro do Khmer Vermelho.

Nenhum comentário: