terça-feira, 19 de maio de 2015

Dirigindo no Escuro

Dirigindo no Escuro (Hollywood Ending, EUA, 2002) – Nota 6,5
Direção – Woody Allen
Elenco – Woody Allen, Téa Leoni, Treat Williams, Mark Rydell, Debra Messing, George Hamilton, Tiffani Thiessen, Peter Gerety, Mark Webber, Jodie Markell.

Val Waxman (Woody Allen) é um diretor de cinema que foi famoso e hoje está com a carreira praticamente acabada. Uma nova chance surge quando sua ex-esposa Ellie (Téa Leoni) convence seu atual marido Ed (Treat Williams) a contratar Val para dirigir sua nova produção, um remake milionário de um filme de época. Mesmo sem confiar em Val, Ed aceita o pedido da esposa e entrega a direção para o sujeito. 

Assim que começam as filmagens, Val subitamente perde a visão. Após vários exames, os especialistas dizem que a cegueira é psicológica. Val pensa em desistir do trabalho, porém seu empresário Al (o também diretor Mark Rydell) o convence a continuar dirigindo o filme e esconder o problema da equipe e dos produtores. 

A premissa é de uma comédia rasgada, porém o estilo de Woody Allen é bem diferente. Seus filmes são baseados em diálogos irônicos e situações constrangedoras, além é claro, dos conflitos de relacionamento com mentiras e traições. 

Aqui, a crítica de Allen se volta também para os bastidores do cinema, retratando os tipos que cercam este ambiente. Além do produtor poderoso de Treat Williams e do agente de Mark Rydell, temos o puxa-saco (George Hamilton) preocupado com o orçamento, a atriz (Tiffany Thiessen) que quer transar com o diretor, a namorada burra do diretor (Debra Messsing) que ganha uma ponta no filme, o câmera temperamental e o sujeito que deseja recriar até mesmo o Central Park em estúdio. 

Apesar de render alguns diálogos engraçados, o filme fica abaixo da qualidade de outros trabalhos de Allen. Algumas coisas não funcionam, como o filho do diretor que surge na parte final e até mesmo a premissa da falta de visão não convence totalmente. As quase duas horas de duração também deixam o filme um pouco cansativo. 

É um filme indicado apenas para os fãs de Woody Allen.

3 comentários:

Pedrita disse...

faz tempo que vi e me diverti bastante. beijos, pedrita

Amanda Aouad disse...

Esse é um que está em minha lista. Principalmente pela metalinguagem, que sempre me interessa.

bjs

Hugo disse...

Pedrita e Amanda - Apesar das boas ideias do roteiro, o filme é apenas razoável em comparação a outros trabalhos de Allen.

Bjos