sexta-feira, 22 de maio de 2015

Adoradores do Diabo & A Sétima Profecia


Adoradores do Diabo (The Believers, EUA, 1987) – Nota 7
Direção – John Schlesinger
Elenco – Martin Sheen, Helen Shaver, Harley Cross, Robert Loggia, Elizabeth Wilson, Harris Yulin, Lee Richardson, Richard Masur, Jimmy Smits.

Após perder a esposa em um acidente doméstico, o psiquiatra Cal Jamison (Martin Sheen) decide mudar para Nova York com o filho pequeno Chris (Harley Cross). Cal começa a trabalhar como psiquiatra na polícia e tenta recomeçar a vida com Jessica (Helen Shaver), a dona do apartamento que ele alugou na nova cidade. 

Tudo vai bem até um passeio pelo Central Park, quando Chris encontra restos de um ritual de santeria (a macumba brasileira), inclusive com um gato morto sem cabeça. Poucos dias depois, em seu trabalho, Cal atende um jovem policial (Jimmy Smits) que foi encontrado ao lado de uma criança morta com sinais de ritual e que está falando frases sem sentido. Os dois episódios dão inicio a fatos estranhos que passam a aterrorizar Cal, Jessica e Chris, este último podendo ser alvo de fanáticos assassinos. 

O diretor inglês John Schlesinger (“Perdidos na Noite” e “Maratona da Morte”) comandou aqui seu único trabalho voltado para o terror, com algumas cenas mais fortes, porém bem diferente dos filmes do gênero dos anos oitenta. Aqui o ponto principal é o terror psicológico criado pelo roteiro de Mark Frost, que era conhecido por ter escrito episódios da famosa série policial “Hill Street Bues” e que ficaria famoso três anos depois ao assinar o roteiro de “Twin Peaks” em parceria com David Lynch. 

Existe a história ou lenda, de que a mãe do diretor Schlesinger faleceu logo depois do filme terminado e ele teria acreditado em uma maldição. É mais uma das várias histórias de maldição ligadas a filmes de terror. 

A Sétima Profecia (The Seventh Sign, EUA, 1988) – Nota 6
Direção – Carl Schultz
Elenco – Demi Moore, Michael Biehn, Peter Friedman, Jurgen Prochnow, Lee Garlington, Akousa Busia.

Em várias partes do mundo estão ocorrendo fatos inexplicáveis, sempre tendo como testemunha uma figura desconhecida (Jurgen Prochnow). A Igreja envia o padre Lucci (Peter Friedman) para investigar os fenômenos. Aos poucos, o padre desconfia que estas manifestações sejam as sete profecias descritas nos Antigo Testamento, que antecedem o apocalipse com a chegada do anticristo. 

As pistas levam o padre até o casal Quinn, que pode ser o elo final da profecia. Com uma gravidez complicada, a esposa Abby (Demi Moore) espera o primeiro filho ao lado marido Russell (Michael Biehn), a princípio, sem imaginar o terror que pode se transformar sua vida. 

Misturando misticismo e religião em um roteiro previsível, este longa utiliza parte da premissa do clássico “O Bebê de Rosemary” para tentar assustar o público através da sugestão e do clima de suspense, criando uma luta entre o bem e o mal. 

É um filme razoável, com cara de produção de B e que tem como destaque Demi Moore na auge da beleza.

Nenhum comentário: