terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Do Outro Lado da Lei

Do Outro Lado da Lei (El Bonaerense, Argentina / Chile / França / Holanda, 2002) – Nota 7,5
Direção – Pablo Trapero
Elenco – Jorge Roman, Mimi Ardú, Dario Levy, Victor Hugo Carrizo, Hugo Anganuzzi.

Zapa (Jorge Roman) é um serralheiro/chaveiro que vive numa pequena cidade do interior da Argentina. Pessoa extremamente simples e levando uma vida sem perspectivas, Zapa é obrigado por seu chefe a abrir de forma ilegal o cofre de uma farmácia. No dia seguinte, seu chefe foge e Zapa acaba preso, porém por interferência de seu tio, ele é libertado e enviado para Buenos Aires onde terá emprego garantido na polícia. 

Mesmo com uma enorme dificuldade para tarefas como manejar uma arma ou entender as patentes policiais, Zapa é aceito e se torna protegido do delegado Gallo (Dario Levy), que vê no pobre coitado alguém para seguir ordens sem questionar. Logo, Zapa se envolve no esquema de corrupção do local, cobrando propinas e fazendo vistas grossas aos abusos cometidos pelos colegas, ao mesmo tempo em que tenta se acertar com uma nova namorada (Mimi Ardú). 

Produzido numa época em que a Argentina passava por uma terrível crise econômica, que por consequência resultou num aumento do desemprego, da pobreza e da corrupção, este longa de Pablo Trapero é um retrato da situação caótica que vivia o país. 

A câmera de Trapero mostra uma Buenos Aires suja, com moradores de rua, serviços públicos que não funcionam e uma polícia corrupta e abandonada. As viaturas não funcionam, as armas são compradas de forma ilegal e os policiais se mostram inaptos e despreparados. 

Em algumas sequências o personagem principal se torna um espectador do absurdo, como na cena em que ele vê de dentro da delegacia uma dupla de policiais abordando dois sujeitos bêbados em uma moto, numa situação que termina em tragédia. 

É um filme cru, daqueles que nos faz perder a esperança de viver em um mundo mais justo e honesto.

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

Oi!
Passando pra dar os parabéns pelo aniversário do blog!
Até!

Hugo disse...

Léo - Valeu pela lembrança, são sete anos do blog.

Abraço