segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Pecados de Guerra

Pecados da Guerra (Casualties of War, EUA, 1989) – Nota 7,5
Direção – Brian De Palma
Elenco – Michael J. Fox, Sean Penn, Don Harvey, John C. Reilly, John Leguizamo, Thuy Thu Le, Erik King, Jack Gwaltney, Ving Rhames, Dale Dye.

Durante a Guerra do Vietnã, o novato soldado Eriksson (Michael J. Fox) é salvo pelo sargento Meserve (Sean Penn) durante uma missão. Eriksson é um jovem idealista que ingenuamente acredita que os soldados americanos estão na guerra para ajudar o povo vietnamita. 

Quando o grupo liderado por Meserve segue para uma nova missão, eles estão enfurecidos porque foram proibidos de “utilizar” os serviços de prostitutas durante a folga. Para aliviar o desejo e o ódio, o grupo decide sequestrar e estuprar uma jovem vietnamita. 

A princípio, Eriksson e o soldado latino Diaz (John Leguizamo) se negam a participar, porém com a pressão de Meserve e de outros dois soldados (Don Harvey e John C. Reilly), Diaz fica com medo de entrar em conflito e aceita participar do violento ato. Visto como um covarde e traidor, Erksson ainda tenta ajudar a garota, além de enfrentar o dilema de denunciar ou não seus companheiros de farda. 

Dois anos antes desta produção, o diretor Brian De Palma fez na minha opinião seu melhor filme da carreira, o sensacional “Os Intocáveis”, que se tornou grande sucesso e abriu caminho para ele escolher o projeto que quisesse. 

De Palma se baseou numa notícia de jornal sobre soldados que foram levados a corte marcial por terem cometido um crime semelhante para criar este doloroso filme sobre lealdade, violência e remorso. 

O longa fracassou nas bilheterias, muito pelo tema pesado e também pela grande quantidade de obras sobre o Vietnã que foram produzidas na segunda metade dos anos oitenta. 

Outro fato que fez os críticos detonarem o longa foi a escolha de Michael J. Fox para o papel principal. Pensar em Fox como soldado normalmente seria uma piada, porém a ideia de De Palma tinha todo sentido, pois o personagem era um jovem idealista e frágil, como milhares que foram enviados ao Vietnã sem imaginarem o que iriam enfrentar. 

Não é um filme ruim como os críticos pintaram, já que além da trama forte, tem ainda um ótimo elenco com Sean Penn e os então jovens John C. Reilly e John Leguizamo.

Nenhum comentário: