quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Crônica de uma Fuga

Crônica de uma Fuga (Crónica de Una Fuga, Argentina, 2006) – Nota 7,5
Direção – Israel Adrian Caetano
Elenco – Rodrigo De La Serna, Pablo Echarri, Nazareno Casero, Lautaro Delgado, Matías Marmorato, Martin Urruty.

Novembro de 1977, Claudio Tamburrini (Rodrigo De La Serna) é o goleiro do Almagro, equipe que disputa a segunda divisão do campeonato argentino. Ao chegar em casa após uma partida, Claudio encontra vários policiais revistando o local à procura de um mimeógrafo. 

Sem saber o porquê da busca e sendo bombardeado por perguntas, Claudio é algemado, vendado e levado a um enorme casarão nos arredores Buenos Aires, onde descobre que fora apontado como comunista por um conhecido chamado Tano (Martin Urruty). Mesmo sendo inocente, Claudio ficará preso por meses, sendo submetido a torturas físicas e psicológicas, até perceber que a única chance de sobreviver será fugindo dali. 

Baseado numa história real, este longa mostra um pequeno capítulo da página negra na história da Argentina, que foi a ditadura que dominou o país de 1977 a 1983. Existe uma estimativa de que trinta mil pessoas foram assassinadas pela ditadura. 

O filme é pesado, as cenas de tortura e as humilhações sofridas pelos jovens que foram sequestrados pelos agentes do governo são revoltantes. 

A fuga também é angustiante, longe de ser algo meticuloso como geralmente o cinema apresenta, aqui ela ocorre como única opção no momento do desespero. Era tentar fugir ou morrer. 

Os destaques ficam para Rodrigo De La Serna (“Diários da Motocicleta”) como o jovem injustiçado e para o cruel torturador interpretado por Pablo Echarri (“Plata Quemada”). 

Nenhum comentário: