quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

No (No, Chile / EUA / França / México, 2012) – Nota 7,5
Direção – Pablo Larrain
Elenco – Gael Garcia Bernal, Alfredo Castro, Luis Gnecco, Néstor Cantillana, Antonia Zegers, Pascal Montero.

Em 1988, o Chile completava quinze anos da violenta ditadura do general Augusto Pinochet. Com as mudanças que ocorriam no mundo, principalmente com a queda das ditaduras na América Latina, a comunidade internacional pressionava o governo chileno para promover eleições e exigia a liberdade de expressão da mídia e do povo. 

Para tentar se manter no poder e legitimar seu governo, Pinochet promoveu um plebiscito onde o “Sim” significava manter a constituição da forma que estava e por consequência ficar no poder por mais alguns anos. Enquanto o “Não” mostraria que o povo queria mudanças na constituição e nas eleições, o que enfraqueceria seu governo. 

Este longa do chileno Pablo Larrain mostra com detalhes os bastidores das campanhas publicitárias do governo (sim) e da oposição (não) misturando imagens reais da época, com a reconstituição dos acontecimentos e dos personagens envolvidos. 

O personagem principal é o publicitário René Saavedra (Gael Garcia Bernal), filho de um político assassinado pelo regime de Pinochet, ele viveu muitos anos no exílio e ao voltar para o país já adulto, conseguiu trabalho com Lucho Guzman (Alfredo Castro). René é convidado pelo político de oposição José Tomás Urrutia (Luis Gnecco) para comandar a campanha do “Não”, enquanto Guzman presta serviços ao governo na campanha do “Sim”. 

É curioso que a tensão entre os dois publicitários permeia todo o período da disputa, inclusive com Guzman tentando sabotar René, porém mesmo assim eles continuam trabalhando juntos na empresa e apresentando projetos para outros clientes. 

Para quem gosta de política, vale frisar que a disputa mostrada aqui lembra muito as eleições ocorridas em nosso país este ano. De um lado um governo corrupto que cria uma campanha suja utilizando o medo com o objetivo de conseguir os votos da população, enquanto a oposição procura mostrar que era o momento de mudar para crescer. No Chile a oposição venceu, infelizmente em nosso país o medo foi o ganhador.    

2 comentários:

Pedrita disse...

esse filme é excelente. uma aula de marketing. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Os planos de marketing são mostrados com detalhes.

Bjos