terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Madigan - Os Impiedosos

Madigan – Os Impiedosos (Madigan, EUA, 1968) – Nota 7,5
Direção – Don Siegel
Elenco – Richard Widmark, Henry Fonda, Inger Stevens, Harry Guardino, James Whitmore, Susan Clark, Michael Dunn, Don Stroud, Sheree North, Steve Ihnat, Raymond St. Jacques.

Em Nova York, os detetives Daniel Madigan (Richard Widmark) e Rocco Bonaro (Harry Guardino) são surpreendidos por um suspeito (Steve Ihnat), que foge levando suas armas. O sujeito que é procurado por assassinato em outro Estado, se torna o alvo da caçada dos detetives, que precisam lidar com a pressão do comissário (Henry Fonda) para resolver o caso, além de enfrentar problemas familiares. Por outro lado, o comissário também descobre que seu amigo que é chefe dos detetives (James Whitmore), pode estar envolvido com um agiota. 

Ao lado de “Bullitt” de Peter Yates e do clássico “Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas” de Arthur Penn, este “Madigan – Os Impiedosos” forma a trinca de filmes que deram início ao cinema policial realista, gênero que teve seu auge nos anos setenta e que até hoje serve de inspiração para longas e seriados. Adultério, nudez, perseguições, violência e problemas que envolvem honestidade, corrupção, ética e corporativismo entre policiais se tornaram elementos clássicos do gênero. 

Aqui vale destacar o ótimo elenco, que tem como protagonistas dois atores que ficaram marcados por papéis de durões. Richard Widmark e Henry Fonda transmitem toda a força e seriedade que o papel de policial pede, muito bem auxiliados por nomes como Harry Guardino e James Whitmore, atores que fizeram sólidas carreiras como coadjuvantes. 

Entre as mulheres que interpretam esposas e amantes dos policiais, o destaque é a bela sueca Inger Stevens, que tinha carreira na tv e ficaria famosa por este filme e por seu trabalho em “A Marca da Forca” com Clint Eastwood, porém teria um final trágico ao cometer suicídio dois anos depois. 

Não se pode deixar de citar a firme direção de Don Siegel, que na época tinha no currículo o hoje clássico cult “Vampiros de Almas” e vários trabalhos na tv, mas que passaria a ser respeitado a partir deste “Madigan” e se consagraria com a parceira de cinco filmes como Clint Eastwood, principalmente os ótimos “Perseguidor Implacável” e “Alcatraz – Fuga Impossível”.

3 comentários:

Paulo Telles disse...

Incrível filme policial, muito atual até para os nossos dias. Uma boa dica! Deu origem a uma série de TV.

Abraços e boas festas, Hugo! Feliz ano novo!

Paulo Telles.

Filme Lixo disse...

Olá Hugo, quero te desejar um Feliz Natal e um grande 2015 !

Abs !

Hugo disse...

Paulo - Boas Festas para você e sua família!

Filme Lixo - Um ótimo Natal para você também!

Abraço