segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 Luni, 3 Saptamâni si 2 Zile, Romênia / Bélgica, 2007) – Nota 8
Direção – Cristian Mungiu
Elenco – Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov, Alexandru Potocean, Luminita Gheorghiu, Adi Carauleanu.

Romênia, 1987, a universitária Gabriela (Laura Vasiliu) está agitada em seu quarto, deixando claro que tem algo importante a fazer. Sua amiga Otilia (Anamaria Marinca) anda pelos corredores conversando com outras estudantes sobre coisas fúteis, como produtos de beleza e cigarros a serem comprados. Assim que Otilia volta ao quarto, ela diz para Gabriela que sairá para resolver a situação e que a encontrará no local combinado. 

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, este ótimo e pesadíssimo drama romeno é um daqueles filmes em que o melhor é contar o menos possível da trama, deixando o espectador enfrentar aos poucos a angustiante jornada das jovens, principalmente Otilia. 

Para entender melhor a proposta do roteiro do diretor Cristian Mungiu, é necessário lembrar que o filme se passa no final do comunismo na Romênia, dois anos antes da revolta popular que derrubou o governo e matou o ditador Nicolai Ceausescu. 

Na época, a Romênia e os demais países comunistas sofriam uma enorme crise que era abafada pelos governos totalitários que controlavam a mídia, com a população sofrendo com a falta de produtos, com a pobreza e a severa perseguição da polícia. 

A forma como agem os personagens escritos por Mungiu são consequências deste regime político. As jovens Gabriela e Otilia representam o povo oprimido, o canalha Mr. Bebe (Vlad Ivanov), que tem papel importante na trama, age de forma semelhante aos agentes repressores do Estado e a família de Adi (Alexandru Potocean), namorado de Otilia, são o exemplo da burguesia romena que fechava os olhos para a ditadura em troca de uma vida de classe média. 

Por sinal, a sequência do jantar na casa da família de Adi é angustiante. São em torno de sete minutos com a câmera fechada na altura do rosto de Otilia, que ouve três médicos e suas esposas dispararem frases preconceituosas. 

A falta de uma trilha sonora, as cenas noturnas em ruas escuras assustadoras, os atendentes mal educados no hotel e uma cena polêmica próxima do final, são outros ingredientes que incomodarão espectador e o farão pensar no filme por vários dias.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Tá na minha lista há algum tempo, mas ainda não pude conferir.

bjs

Marcelo Keiser disse...

Muito bom esse filme. Também gostei de outro de Mungiu chamado "Além das Montanhas" de 2012.

Fica a dica: http://marcelokeiser.blogspot.com.br/2013/04/critica-alem-das-montanhas-um-filme-de.html

abraço

Hugo disse...

Amanda - Tenho certeza que você vai gostar.

Marcelo - Valeu pela dica, não conhecia este outro trabalho de Mungiu.

Abraço