terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mercadores da Morte & A Ladrona


Por incrível que pareça, após ficar conhecida por um papel dramático no sucesso de "A Cor Púrpura" de 1985, algum produtor ou agente teve a ideia de transformar a atriz em estrela de filmes de ação, fato que quase acabou com sua carreira, que voltaria aos trilhos com o inesperado sucesso de "Ghost - Do Outro da Lado Vida" em 1990.

No total, foram quatro filmes voltados para a ação que fracassaram. Neste postagem comento dois, os outros foram "Salve-me Quem Puder" e "O Telefone". 

Mercadores da Morte (Fatal Beauty, EUA, 1987) – Nota 6,5
Direção – Tom Holland
Elenco – Whoopi Goldberg, Sam Elliott, Ruben Blades, Harry Yulin, Brad Dourif, John P. Ryan, Jennifer Warren, Mike Joly, Charles Hallahan, James Le Gros, Mark Pelegrino.

Rita Rizzoli (Whoopi Goldberg) é uma detetive da narcóticos especialista em disfarces, que fica encarregada de investigar mortes por overdose que começaram a ocorrer na cidade. Traficantes roubaram um carregamento de cocaína pura apelidada de “Beleza Fatal”, que por ser extremamente forte, leva à morte todos que a utilizam. Durante a investigação, Rita se envolve com o misterioso Mike (Sam Elliott), sem saber que o sujeito que é um dos seguranças do chefão do tráfico. 

Este violento longa policial foi claramente inspirado no sucesso de “Um Tira da Pesada”, inclusive com a personagem de Whoopi Goldberg soltando piadinhas ao estilo Eddie Murphy. 

A trama não tem surpresas e o envolvimento entre os personagens de Whoopi e Sam Elliott não convence, mas pelo menos o ritmo é ágil e as cenas de ação competentes, com direito a muita correria e tiros para todos os lados. 

Como informação, o diretor Tom Holland teve alguma fama nos anos oitenta por conta de sucessos como “A Hora do Espanto” e “Brinquedo Assassino”, este último que tinha como voz e espírito do boneco maligno o sinistro ator Brad Dourif, que aqui interpreta um dos traficantes.

A Ladrona (Burglar, EUA, 1987) – Nota 5
Direção – Hugh Wilson
Elenco – Whoopi Goldberg, Bobcat Goldthwait, G. W. Bailey, Lesley Ann Warren, James Handy, Anne De Salvo, John Goodman.

Bernie (Wehoopi Goldberg) é uma ex-presidiária que durante o dia trabalha como vendedora de livros, mas que a noite continua a cometer roubos. Numa destas investidas, Bernie entra em uma casa onde encontra um sujeito morto e por ser a única pessoa no local do crime, se torna suspeita de assassinato. Para se livrar da cadeia, Bernie terá de investigar o assassinato por conta própria, tendo ajuda apenas do atrapalhado Carl (Bobcat Goldthwait). 

A premissa de misturar comédia com investigação policial resulta num filme que não convence. Falta graça na maioria das piadas e a trama é puro clichê. 

O filme também foi uma tentativa dos produtores em lucrar com o público que transformou a série de filmes “Loucademia de Polícia” em sucesso. Na época, a série estava no quarto filme, sendo que o diretor Hugh Wilson tinha sido o diretor do original e os atores Bobcat Goldthwait e G. W. Bailey faziam o parte do elenco. Provavelmente os produtores acreditavam que juntando o trio com a comediante Whoopi Goldberg que estava em ascensão, seria sucesso na certa, mas acabaram quebrando a cara. 

Finalizando, o título nacional “A Ladrona” também é ridículo.

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

O que salta ´A Ladrona` é a cena do armário, em que ela escuta o homem e a mulher transando no quarto.rs Aquilo eu achei engraçado.
O resto do filme realmente me desinteressou.

Hugo disse...

Leo - É um filme com poucas risadas.

Abraço