quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Campo 14: Zona de Controle Total

Campo 14: Zona de Controle Total (Camp 14: Total Control Zone, Alemanha / Coréia do Sul, 2012) – Nota 8
Direção – Marc Wiese
Documentário

Shin Dong Huyk é até hoje a única pessoa conhecida que escapou do Campo 14, a maior e mais vigiada prisão da Coréia do Norte, local onde não existe saída, quem é enviado para lá ficará até o final da vida. A dolorosa saga do jovem Shin é contada neste documentário que mostra um pouco do funcionamento do regime de terror imposto na Coréia do Norte. 

Shin nasceu na prisão, fruto de um relacionamento entre dois presos e viveu no local até os 23 anos quando conseguiu fugir e se deparou com um mundo totalmente novo. O depoimento de Shin é como uma terapia de choque, sua dificuldade em contar os momentos terríveis que presenciou e que sentiu na pele deixam o espectador atônito. A descrição das torturas, a morte da mãe e do irmão e o tempo na solitária são de uma crueldade sem tamanho. 

O diretor alemão Marc Wiese conseguiu ainda depoimentos estarrecedores de dois ex-oficiais do exército norte-coreano que hoje vivem na Coréia do Sul. Os sujeitos confirmam que nos campos de trabalho forçado do país, os presos não são considerados pessoas, tendo seu destino decidido pelo guardas, que podem estuprar as mulheres, humilhar e até matar os prisioneiros, sem julgamento ou reprimenda dos comandantes. 

O ritmo do doc é lento, com certeza uma escolha do diretor para pontuar os depoimentos que também são lentos. Os três sujeitos falam pausadamente, misturando o sóbrio estilo oriental com a angústia do passado, tanto a vítima, como os dois que foram algozes de um sem número de pessoas. 

Hoje Shin trabalha em uma ONG que luta pela liberdade na Coréia do Norte e viaja o mundo contando sua história. 

Vale destacar que a vida de Shin no Campo 14 é reproduzida através de animações, além de dois vídeos clandestinos que mostram o local de verdade, sendo um deles uma terrível sessão de tortura contra uma jovem. 

Alguns detalhes sobre a fuga me incomodaram. A forma como Shin fugiu do campo é estranha, pois ele cita que um amigo morreu eletrocutado na cerca que separava o campo e que ele passou por cima do corpo do homem para escapar, porém fica a pergunta: porque o sujeito tentaria escalar uma cerca elétrica sabendo que morreria na hora? Além disso, o doc não entra em detalhes sobre como Shin conseguiu chegar a cidade mais próxima e depois até a China. São dúvidas que ficam no ar, mas que não diminuem o sofrimento que ele passou e o horror da vida no Campo 14. 

Para quem quiser saber um pouco mais sobre a vida na Coréia do Norte, indico outro documentário "DPRK: The Land of Whispers".

Nenhum comentário: