sábado, 15 de novembro de 2014

42: A História de uma Lenda

42: A História de uma Lenda (42, EUA, 2013) – Nota 7,5
Direção – Brian Helgeland
Elenco – Chadwick Boseman, Harrison Ford, Nicole Beharie, Christopher Meloni, Ryan Merriman, Lucas Black, André Holland, Alan Tudyk, Hamish Linklater, John C. McGinley, Max Gail, Brad Beyer, James Pickens Jr.

Em 1945, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, Branch Rickey (Harrison Ford), o dono da equipe de beisebol Brooklyn Dodgers, decide contratar um atleta negro para disputar a liga principal. Apenas brancos jogavam nesta liga, os negros participavam de um liga paralela. 

Sabendo que sua equipe e principalmente o atleta teriam de enfrentar o racismo de várias formas, Rickey escolhe Jackie Robinson (Chadwick Boseman), ótimo atleta, porém ao mesmo tempo um sujeito com coragem de enfrentar o preconceito. A ousada contratação e o sucesso de Robinson abriram caminho para os negros serem escolhidos para jogar a liga principal. 

Filmes sobre beisebol são difíceis de emplacar no Brasil, o esporte que é uma verdadeira paixão americana, é quase inexistente por aqui. Mesmo assim, alguns longas como “O Campo dos Sonhos”, conseguem ir além, atingindo o público em virtude da história no seu todo. Este também é o caso deste interessante longa, que tem como ponto principal a coragem de dois sujeitos em lutar contra o preconceito, de uma forma em que encorajaram outros a mostrar a sua opinião e a enfrentar os racistas. 

O filme é correto, as cenas de jogo são bem filmadas, o roteiro do próprio diretor Brian Helgeland detalha passagens importantes da chegada de Robinson nos Dodgers e os conflitos com torcedores, adversários e até mesmo companheiros de equipe. 

O elenco também é competente, com o quase desconhecido Chadwick Boseman acertando na interpretação de Robinson, que não podia reagir com violência contras as ofensas que recebia, mas tinha como grande trunfo mostrar seu talento no esporte e assim calar a boca dos racistas. Esta boa interpretação fez com que o ator fosse o escolhido para viver James Brown no filme que foi lançado este ano. 

É legal também ver o astro Harrison Ford debaixo de maquiagem interpretando o velho Branch Rickey, um sujeito peculiar que utilizava até mesma a religião para defender sua ideias. 

Para quem gosta de filmes sobre superação, este é uma boa pedida.

2 comentários:

disse...

Parece-me uma história muito interessante. Fazia tempo que eu não via Harrison Ford em um filme recente (bem, talvez eu estivesse distraída!).
"As Chuvas de Ranchipur" é remake de "E as Chuvas Chegaram". não foi à toa que você notou alguma semelhança ;)
Abraços!

Hugo disse...

Lê - Os últimos trabalhos de Harrison Ford foram apenas razoáveis, quase nada chamou a atenção.

Abraço