quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O Homem Mais Procurado

O Homem Mais Procurado (A Most Wanted Man, Inglaterra / EUA / Alemanha, 2014) – Nota 7,5
Direção – Anton Corbijn
Elenco – Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Willem Dafoe, Grigoriy Dobrygin, Robin Wright, Homayoun Ershadi, Nina Hoss, Daniel Bruhl, Rainer Bock, Herbert Gronemeyer, Mehdi Dehbi.

Em Hamburgo, na Alemanha, Gunther Bachmann (Philip Seymour Hoffman) lidera uma unidade especial de espionagem que trabalha de forma extraoficial investigando possíveis ações terroristas. O alvo principal de Bachmann é o professor Abdullah (Homayoun Ershadi), sujeito respeitado como pacifista, porém suspeito de desviar dinheiro de caridade para grupos terroristas. 

Quando um jovem checheno (Grigoriy Dobrygin) ligado a grupos jihadistas entra de forma clandestina no país e recebe ajuda de uma ingênua advogada (Rachel McAdams) com o objetivo de encontrar um banqueiro (Willen Dafoe) com quem seu pai tinha negócios, Bachmann vê a chance de utilizar o rapaz como isca para incriminar Abdullah. 

O diretor holandês Anton Corbijn repete o estilo de “Um Homem Misterioso”, seu trabalho anterior que seguia vida de um assassino de aluguel (George Clooney) que pensava em se aposentar. 

Aqui o ritmo não é tão lento quanto naquele trabalho, mas novamente lembra os filmes de espionagem dos anos sessenta e setenta, em que o foco quase sempre estava em uma trama complexa e em personagens manipuladores. 

O roteiro entrelaça as relações perigosas entre os diversos personagens, como se fosse um jogo de xadrex, onde cada um precisa pensar várias jogadas a frente, sempre com o perigo de ser enganado. 

O grande destaque do elenco é Philip Seymour Hoffman, que faz um sotaque alemão e um personagem ao mesmo tempo manipulador e humanista, que precisa amarrar várias pontas para tentar chegar ao objetivo. 

Com sua morte precoce, Hoffman sequer viu este trabalho ser lançado nos cinemas. Além disso, ele ainda tem participação em duas sequências de “Jogos Vorazes” e tinha protagonizado o piloto da série “Happyish”, onde será substituído por Steve Coogan.   

Nenhum comentário: