sábado, 20 de setembro de 2014

Os Anos JK - Uma Trajetória Política

Os Anos JK – Uma Trajetória Política (Brasil, 1980) – Nota 7,5
Direção – Silvio Tendler
Documentário

Neste documentário produzido em 1980, época em que o Brasil vivia o período final da ditadura, quando o governo militar já havia assinado a lei da anistia e as liberdades começavam a ser restauradas, o diretor Silvio Tendler traçou o perfil do país desde o final do Estado Novo com a queda de Getúlio Vargas em 1945, até o final dos anos sessenta quando foi assinado o famigerado Ato Institucional nº 5, o AI-5. 

O foco principal do doc é a carreira política de Juscelino Kubitschek, que nasceu em Diamantina no interior de Minas Gerais em 1902 e com sua inteligência e habilidade política chegou à presidência do país em 1955. Entre erros e acertos, como opinião pessoal, a construção de Brasília foi seu grande erro, Juscelino alavancou a industrialização e por conseqüência o crescimento do país. 

O espectador interessado por história, tem aqui a oportunidade de conhecer os bastidores da política da época, com o diretor detalhando as disputas, as alianças, as tentativas de golpe, além da reação da população naqueles anos, fato que por sinal não era tão diferente do que ocorre nos dias de hoje. 

Os depoimentos de diversas pessoas envolvidas nos acontecimentos enriquecem o doc e dão uma visão diferente de cada fato e personagem. Entre os personagens citados e mostrados em imagens da época vemos Jânio Quadros, Carlos Lacerda, João Goulart, General Henrique Lott, Getúlio Vargas, Tancredo Neves, entre vários outros. 

Vale destacar também a sóbria narração do ator Othon Bastos.

Nenhum comentário: