segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sem Escalas

Sem Escalas (Non-Stop, Inglaterra / França / Estados Unidos, 2014) – Nota 7,5
Direção – Jaume Collet Serra
Elenco – Liam Neeson, Julianne Moore, Scott McNairy, Michelle Dockery, Nate Parker, Corey Stoll, Lupita Nyong’o, Omar Metwally, Jason Butler Harner, Linus Roache, Shea Wigham, Anson Mount, Quinn McColgan, Corey Hawkins.

Na cena inicial, somos apresentados a um sujeito (Liam Neeson) com rosto abatido, que está dentro de um carro ao lado de um aeroporto. Ele toma uma bebida antes de sair do carro e segue para entrar em um avião. A dúvida inicial aumenta quando o homem recebe mensagens de texto em uma rede privativa onde alguém o ameaça. Aos poucos, descobrimos que ele é um agente federal que viaja disfarçado fazendo segurança em voos comerciais e por algum motivo, está sendo ameaçado por um desconhecido. Para descobrir quem o ameaça, o agente toma atitudes que começam a assustar os passageiros e os tripulantes em pleno voo, tendo apoio apenas de uma mulher (Julianne Moore) que sentou ao seu lado no avião. 

Tramas de suspense e ação dentro de avião não são novidades no cinema, o que deixa este longa mais interessante é esconder o criminoso até a sequência final e criar um clima de paranoia através das mensagens de texto, resultando em uma tensão crescente. 

Mesmo com furos no roteiro, a trama não chega a ser tão absurda como outros filmes do gênero e o espectador consegue se divertir sem ser obrigado a engolir grandes exageros. 

O astro Liam Neeson, hoje na casa dos sessenta anos, desde “Busca Implacável” de 2008, pegou gosto pelos filmes de ação e protagonizou bons trabalhos no gênero. Além deste filme, vale destacar “A Perseguição”, “Desconhecido” e “Busca Implacável 2”, que ainda terá um sequência lançada em 2015. 

É muito legal quando um filme de suspense e ação tem um história interessante e não se apoia apenas em cenas de ação exageradas.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

O filme é bacana, mesmo. E te prende a atenção. Só acho que escorregam no final, não apenas pelo motivo do atentado, mas pelos exageros no pouso. Mas, não chega a desmerecer o filme.

bjs

Gustavo disse...

Nada a declarar. Concordo com sua opinião, o filme entretém com competência, Uma grata surpresa e boa pedida para quem gosta de thriller+ação.

Hugo disse...

Amanda - Realmente a sequência final é um pouco exagerada, mas não estraga o filme.

Gustavo - É bom quando um diretor se preocupa com a trama e em criar suspense, utilizando os efeitos especiais apenas como apoio.

Abraço