domingo, 13 de julho de 2014

O Besouro Verde

O Besouro Verde (The Green Hornet, EUA, 2011) – Nota 6
Direção – Michel Gondry
Elenco – Seth Rogen, Jay Chou, Cameron Diaz, Christoph Waltz, Tom Wilkinson, David Harbour, Edward James Olmos, Jamie Harris, Chad L. Coleman, Edward Furlong, James Franco.

Britt Reid (Seth Rogen) é o filho irresponsável de James Reid (Tom Wilkinson), um milionário dono de um jornal que morre de repente. Sem saber nada sobre a empresa, Britt deixa os negócios nas mãos de Mike (Edward James Olmos), uma espécie de braço direito do pai. Por acaso, ele descobre que o mecânico que trabalhava para seu pai, Kato (Jay Chou), é especialista em equipar carros com geringonças criativas. Após uma noite de farra com Kato, utilizando um dos carros modificados pelo sujeito e sem outra motivação qualquer, Britt decide sair pelas ruas com o novo amigo para enfrentar bandidos, como se fossem uma nova gangue que desejaria dominar a região. Logo, os dois amigos malucos entram em conflito com o traficante Chudnofsky (Christoph Waltz), um sujeito estranho que passa por uma crise de identidade.

A trama maluca e os absurdos do roteiro já eram esperados quando surgiu a notícia de que Seth Rogen, especialista em interpretar o “maconheiro gente boa”, iria adaptar a série dos anos sessenta que teve apenas uma temporada, mas que ficou marcada por ter o então desconhecido Bruce Lee no papel de Kato. Esta versão é praticamente uma sátira da série, com Rogen interpretando o papel de sempre e o chinês Jay Chou sendo mal aproveitado no que melhor sabe fazer, que é lutar.

O diretor francês Michel Gondry (do ótimo “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”) cria um efeito em câmera lenta para a visão do personagem Kato quando este se prepara para lutar, algo inusitado e que não funciona muito bem, deixando o longa ainda mais estranho.

A participação de Cameron Diaz vale apenas pela beleza, como um interesse romântico da dupla principal que se mostra forçado, assim como o bom Edward James Olmos é praticamente deixado de lado no meio da trama.

Os únicos destaques são a participação de James Franco na cena inicial e o vilão excêntrico interpretado por Christoph Waltz, que parece estar se divertindo no papel.

É o tipo de filme indicado para quem gosta de comédias rasteiras.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

A sensação é de que Michel Gondry tava apenas se divertindo com referências à série. Tem alguns momentos interessantes, mas não vai muito além mesmo.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É o tipo de filme que os envolvidos se divertem mais que o público.

Bjos