quarta-feira, 16 de julho de 2014

Jardins de Pedra

Jardins de Pedra (Gardens of Stone, EUA, 1987) – Nota 7
Direção – Francis Ford Coppola
Elenco – James Caan, Anjelica Huston, James Earl Jones, D. B. Sweeney, Dean Stockwell, Mary Stuart Masterson, Dick Anthony Williams, Casey Siemaszko, Elias Koteas, Larry Fishburne, Lonette McKee, Sam Bottoms, Peter Masterson.

Em 1968, o sargento Hazard (James Caan) é um veterano da Guerra da Coréia que tem a missão de treinar recrutas para serem enviados ao Vietnã. Hazard também participa dos funerais dos jovens soldados mortos em batalha, que retornam ao país para serem enterrados com honras no cemitério de Arlington. 

Entre os jovens que começam um novo treinamento está Willow (D. B. Sweeney), que está ansioso para ser enviado a frente de combate, porém além do treinamento, precisa enfrentar a resignação de Hazard, que depois de testemunhar muitas mortes na Coréia e enterrar diariamente jovens em Arlington, já não acredita mais que a guerra seja solução para resolver conflitos políticos. Hazard mantém ainda uma relacionamento com uma jornalista (Anjelica Huston), que também é contra a guerra, enquanto Willow se envolve com uma jovem (Mary Stuart Masterson) e sofre porque terá de deixá-la para lutar. 

Diferente dos vários filmes sobre a Guerra do Vietnã que foram produzidos nos anos oitenta, inclusive o explosivo clássico “Apocalipse Now” dirigido pelo próprio Coppola, aqui o diretor procura mostrar uma visão sobre as pessoas que ficaram no país e que sofreram de longe ao ver a quantidade de jovens vidas que foram desperdiçadas no conflito. 

O personagem de James Caan vê no recruta interpretado por D.B.Sweeney a mesma ingenuidade que ele tinha quando lutou na Coréia, fato comum em muitos jovens que acreditam poder mudar o mundo ao lutar em uma guerra, quando na verdade estão apenas colocando suas vidas em perigo por uma causa política. 

Por ser um drama lento e melancólico, o longa não fez sucesso nos cinemas e se tornou uma obra pouco lembrada na filmografia de Coppola, mas que está longe de ser ruim.   

2 comentários:

Red Dust disse...

É um filme diferente na abordagem à participação americana no conflito do Vietname. James Caan está impecável.

É certo que não é uma das maiores obras de Coppola, mas merece ser vista.

7/10.

Um abraço!!!

Hugo disse...

Red - O filme foge do esquema de heroísmo e ação, aqui o ponto principal são os dramas pessoais.

Abraço