quinta-feira, 24 de julho de 2014

A Corrente do Bem

A Corrente do Bem (Pay It Forward, EUA, 2000) – Nota 7,5
Direção – Mimi Leder
Elenco – Kevin Spacey, Helen Hunt, Haley Joel Osment, Jay Mohr, Jim Caviezel, Jon Bon Jovi, Angie Dickinson, David Ramsey.

O garoto Trevor (Haley Joel Osment) tem uma vida difícil com a mãe Arlene (Helen Hunt), mulher frustrada pelo fracasso do seu casamento e que hoje está separada do violento marido (Jon Bon Jovi). Durante uma aula, o professor Eugene Simonet (Kevin Spacey) desafia os alunos a desenvolverem um trabalho para melhorar o mundo. 

O que seria um simples trabalho escolar, faz Trevor pensar em como colocar em prática na vida real. A oportunidade surge quando o garoto vê um morador de rua (Jim Caviezel) procurando comida no lixo e decide levá-lo para casa para ajudá-lo. A atitude de Trevor faz com que o sujeito decida mudar de vida, ao mesmo tempo em que o garoto procura ajudar outros pessoas, inclusive sua mãe, porém nem sempre o resultado será o esperado. 

Esta sensível história foi uma tentativa de aproveitar o sucesso do garoto Haley Joel Osment, que no ano anterior ficou famoso pelo trabalho em “O Sexto Sentido”.

Se não chega a ser um grande filme e inclusive escorrega um pouco no dramático final, por outro lado apresenta uma premissa bem interessante, a de tentar fazer o bem em um mundo tão complicado como o que vivemos atualmente. 

O trabalho de Osment é competente, assim como as interpretações de Kevin Spacey como o professor marcado pelo passado e de Helen Hunt como a sofrida mãe. 

O promissor Osment ainda fez alguns filmes antes de dar uma parada na carreira para estudar, retornado a partir de 2010 em pequenos trabalhos sem grande repercussão.  

6 comentários:

Amanda Aouad disse...

Isso, um filme para aproveitar o sucesso de Haley Joel Osment. Tem suas qualidades, mas nada demais.

bjs

Gustavo disse...

Lembro-me de que, antes do lançamento, estava cotado para o Oscar, risos. A única coisa boa é Helen Hunt, ao meu ver. Como você escreveu, é beeem dramático...

Hugo disse...

Amanda - É uma pena que até agora o próximo garoto não vingou na carreira.

Gustavo - Falar em Oscar para esse filme foi um exagero.

Abraço

Emerson disse...

Parece que todos concordam do apelo dramático do filme...boas atuações, um bom filme...Participação do Bon Jovi no filme desnecessária na minha opinião.

Abraço!!!

Jefferson C. Vendrame disse...

Considero Haley Joel Osment um dos melhores atores mirins que o cinema já viu. Em O Sexto Sentido e em A.I ele está perfeito. Gosto muito desse filme aqui em destaque, principalmente pela participação de Bon Jovi.

Abraços!

Hugo disse...

Emerson - É um filme foi feito para emocionar o público através de um roteiro certinho demais, sem surpresas.

Jefferson - É uma pena que até agora Haley Joel Osment não tenho conseguido se firmar como ator adulto.

Abraço