quarta-feira, 9 de julho de 2014

7 x 1


Peço licença aos amigos e amigas leitores do blog para mudar o foco e comentar sobre o vexame histórico da seleção brasileira.

Sou torcedor do Palmeiras e frequento estádios desde 1979 quando meu pai me levou pela primeira vez ao Parque Antárctica. Sofro pelo clube, mas jamais senti algo pela seleção brasileira, sou indiferente a vitória ou derrota em uma Copa do Mundo, porém o resultado do jogo de ontem merece uma reflexão mais profunda.

O massacre alemão desnuda uma sequência absurda de equívocos cometidos pela CBF e a pela comissão técnica, mas também é uma espécie de castigo a um governo que passou por cima de tudo e de todos para realizar a Copa em nosso país e para alguns veículos da mídia, principalmente a Globo, que trata a seleção brasileira como um produto de sua grade de programação.

Vou listar alguns pontos:

- Por mais que a Copa tenha sido sensacional dentro do campo com grandes jogos (das outras seleções), isso não apaga a injustiça com as milhares de pessoas que tiveram suas casas desapropriadas pelo governo, seja para construção dos estádios ou para as obras de melhoria da mobilidade urbana, que em sua maioria não foram finalizadas, sendo que algumas sequer saíram do papel. Para quem quiser saber um pouco mais, clique aqui para visitar minha postagem sobre o documentário "A Caminho da Copa".

- O gasto público absurdo na construção dos estádios, sendo que para alguns deles sequer existem perspectivas de utilização nos próximos meses, a isenção fiscal dada para FIFA e as empresas patrocinadoras da Copa são outros pontos negativos que vão para a conta do governo. Espero que o povo abra os olhos nas próximas eleições e tire do poder este partido que domina o país desde 2002.

- A influência nefasta de parte da mídia e principalmente da Globo que escondeu todos os problemas da seleção, sejam eles dos jogadores dentro do campo ou de comando (treinador, CBF), para criar um clima de "festa" onde a notícia séria não tem vez e o objetivo é sempre elevar o IBOPE. Criticar o futebol jogado pela seleção é crime, o que vale é demonizar os adversários, principalmente os argentinos e preencher sua grande de programação com "matérias" fúteis. O apresentador que chegou de helicóptero no meio do treino da seleção é um exemplo claro do absurdo da situação.

- A CBF é um verdadeiro feudo de cartolas obsoletos que tem como único objetivo se manterem no poder e lucrarem com os contratos de publicidade. Faz mais de vinte anos que a CBF praticamente terceirizou a seleção brasileira para a patrocinadora de uniformes. A Nike é a empresa que escolhe os adversários para amistosos, não levando em conta análise técnica alguma, o que vale é o lucro que partida proporcionará. A seleção brasileiro é tratada como um circo internacional itinerante, que joga nos Estados Unidos, no Canadá, no Mundo Árabe, na Ásia e praticamente nunca no Brasil. Esta escolha cada vez mais afasta o verdadeiro torcedor que gosta de futebol de acompanhar seleção, o que vimos no estádio nesta Copa eram pessoas que queriam participar da festa do momento, o futebol era apenas um detalhe.

- A comissão técnica da seleção escolhida pela CBF foi outro absurdo. Todos os palmeirenses imaginavam que a seleção iria fracassar quando o escolhido foi o Felipão. Nós, palmeirenses, sofremos durante dois anos com um treinador que não conseguia armar um time com um esquema tático básico. O sujeito insista nos erros, o que nos custou um rebaixamento em 2002 e com certeza o pior ano da história do clube, com o detalhe de que ele saiu apenas quando percebeu que o barco havia afundado. Como ele recebia uma salário milionário, pouco estava se lixando para o resultado dentro do campo, o interesse era o saldo na conta no final do mês.

- Os jogadores também tem uma grande parcela de culpa, em sua maioria são atletas milionários, muito mais preocupados com atividades extracampo. Comerciais de tv, vídeos para internet, selfies, entrevistas, negociação de contratos e cortes de cabelo com estilo fizeram mais sucesso do que o futebol jogado dentro do campo, que seria o objetivo principal da carreira.

Infelizmente o futebol brasileiro, assim como o país no seu todo, precisa de uma reformulação gigantesca. Hoje os analistas discutem caminhos a serem seguidos, porém conhecendo bem o país em que vivemos e as pessoas que tem poder para mudar algo, dificilmente sairemos rapidamente do buraco. No país a esperança de mudança está nas mãos do povo através das urnas e no futebol através do grupo de jogadores que criaram o "Bom Senso FC". A mudança tem de partir de baixo para cima, é a única saída.

Finalizando, o resultado de ontem é triste apenas pelas crianças que gostam de futebol e que choraram pela derrota, porém os envolvidos no vexame (jogadores, comissão técnica, dirigentes e parte da mídia) merecem carregar a culpa.

6 comentários:

Alan Raspante disse...

Não sou muito ligado em futebol e não entendo praticamente nada, mas gostei do texto. Além de ter levantado pontos interessantes, me fez entender um pouco mais do funcionamento da Copa em si.

Mas, ainda sim, continuo bem... "Já acabou? Falta muito?"

Não tenho muita paciência não. Enfim... Vida que segue!

Hugo disse...

Alan - O mundo do futebol é tão complexo e corrupto quando nossa política, infelizmente.

Abraço

Gustavo disse...

Desilusão define.

Hugo disse...

Gustavo - Desilusão e também um choque de realidade em relação ao péssimo futebol do time.

Abraço

Silvia Freitas disse...

Adoro Copa do Mundo desde criança, e assisto sempre a todos os jogos possíveis.
Essa seleção foi a pior que já vi, assomada do que vc bem elencou em seu post.
Brasil precisa entender que o futebol mudou dos tempos de sua glória, é preciso evoluir e melhorar.
Espero mesmo que o povo preste atenção no quesito eleição e mude dessa ditadura ridícula que estamos passando. Estão nos levando cada vez mais pro buraco!
Grande abraço, Hugo!

Hugo disse...

Silvia - É a hora da mudança, infelizmente o futebol se transformou num reflexo da bagunça que toma conta do país.

Abraço