domingo, 29 de junho de 2014

Velozes & Furiosos 6

Velozes & Furiosos 6 (Furious 6, EUA, 2013) – Nota 6
Direção – Justin Lin
Elenco – Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Jordana Brewster, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Sung Kang, Gal Gadot, Chris “Ludacris” Bridges, Luke Evans, Elsa Pataky, Gina Carano, Clara Paget.

A série de filmes “Velozes & Furiosos” pode ser considerada uma montanha-russa na questão de qualidade. O filme original era divertido, criou uma legião de fãs e alavancou a moda dos carros tunados. A inevitável sequência perdeu muito em qualidade por causa da fraca história e pela saída de Vin Diesel, que preferiu trabalhar na sequência de “Eclipse Mortal”.

Quando foi lançada a terceira parte rodada em Tóquio com história e personagens completamente diferentes, a série parecia ter chegado ao fim, porém para surpresa geral, Vin Diesel decidiu voltar ao papel, chamou o amigo Paul Walker e as atrizes Michelle Rodriguez e Jordana Brewster para uma recomeço, que resultou em um novo sucesso, mesmo com o longa sendo apenas razoável.

Com o caminho aberto, a série rendeu um quinto longa com locação no Rio de Janeiro reunindo personagens dos filmes anteriores numa bem bolada trama de golpe, com ótimas cenas de ação e um vilão competente interpretado pelo português Joaquim de Almeida. Na minha opinião o melhor da filme da série.

Então chegamos a esta parte seis, que tenta continuar a trama do longa anterior, mas que peca pelo roteiro ruim, a história forçada e as cenas de ação absurdas. Tudo começa com um o agente Hobbs (Dwayne Johnson) investigando um roubo cometido por uma gangue que utiliza carros envenenados. Hobbs que foi enganado pela equipe de Dominic “Dom” Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker), a princípio acredita que eles seriam os responsáveis por este novo crime, mas não demora para descobrir que outro grupo realizou o assalto e que estes pretendem ainda roubar um valioso aparato tecnológico.&

Para tentar capturar este grupo de mercenários, Hobbs procura Toretto e O’Conner, que hoje vivem tranquilamente nas Ilhas Canárias na Espanha, para ajudá-lo na missão. A dupla reúne novamente seu parceiros e aceita o trabalho, desde que sejam perdoados por seus crimes.

A partir deste ponto o filme se transforma num apanhado de perseguições absurdas, sem contar a maluca criatividade dos roteiristas que conseguiram “ressuscitar” a personagem de Michelle Rodriguez que havia sido assassinada no quarto filme.

Mesmo com a irregularidade da série que citei no início do texto, uma nova sequência está sendo filmada, que a princípio poderia fazer sucesso por apresentar como vilão o astro Jason Stathan, mas por outro lado, a morte trágica de Paul Walker atrasou a produção e poderá comprometer muito o resultado, pois os roteiristas terão de criar uma explicação plausível para saída de seu personagem, o que com certeza será bem complicado.

4 comentários:

Bruna Bianconi disse...

Acho que até hoje só assisti o primeiro velozes e furiosos, não é o tipo de filme que me chama a atenção/me empolga, muita gente que eu conheço que viu esse sexto filme não gostou tanto. Mas pode ser questão de gosto tbm.

Hugo disse...

Bruna - Realmente esta sequência tem uma trama bem fraca.

Amanda Aouad disse...

Não vi o sexto ainda, mas a série como um todo nunca me atraiu muito. E a solução para o sumiço do personagem de Paul Walker vai ser mesmo complicada, já que disseram que não matarão o personagem...

bjs

Hugo disse...

Amanda - Provavelmente inventarão alguma solução absurda.

Bjos