quinta-feira, 12 de junho de 2014

The Lunchbox

The Lunchbox (Dabba, Índia / França / Alemanha / EUA, 2013) – Nota 8
Direção – Ritesh Batra
Elenco – Irrfan Khan, Nimrat Kaur, Nawazuddin Siddiqui, Lillete Dubey, Nakul Vaid.

Saajan Fernandes (Irrfan Khan) é um viúvo solitário e amargurado que está prestes a se aposentar do trabalho de contador que exerce numa grande empresa. Ila (Nimrat Kaur) é uma dona de casa que cuida da filha e sofre com o marido que a ignora. 

Tentando fazer o esposo se reaproximar através da comida, Ila monta uma marmita especial (a lunchbox do título) para ser entregue ao marido, porém por um erro dos entregadores a comida acaba na mesa de Fernandes, que se assusta com a qualidade da refeição. Quando Ila descobre que a comida foi entregue para a pessoa errada, ela envia um bilhete e surpreendentemente recebe resposta, dando início a uma sensível relação à distância entre duas pessoas sofridas. 

Este simpático drama ambientado em Mumbai é uma grata surpresa, muito pela sensibilidade de como é criada a relação através da troca de bilhetes entre duas pessoas que não se conhecem. Em tempos de internet e informações rápidas, a espera dos personagens pelo bilhete do dia remete as antigas relações por cartas, onde os pares esperavam ansiosamente para ler as palavras do parceiro. 

O elenco ajuda muito na qualidade, com ótimos desempenhos do sempre competente Irrfan Khan (“As Aventuras de Pi”, “Quem Quer Ser um Milionário?), a bela Nimrat Kaur e o engraçado Nawazuddin Siddiqui, o jovem escolhido para substituir o personagem principal no trabalho e que pela insistência se torna seu amigo. 

O resultado é um ótimo drama sobre pessoas comuns, com um história contada com leveza, mesmo mostrando tristezas e frustrações.

2 comentários:

Bruna Bianconi disse...

Taí um filme pelo qual me interessei, com certeza vou tentar assistir essa semana!

Hugo disse...

Bruna - É uma produção simples com uma história sensível que vale a sessão.