domingo, 1 de junho de 2014

Séptimo

Séptimo (Séptimo, Argentina / Espanha, 2013) – Nota 6,5
Direção – Patxi Amezcua
Elenco – Ricardo Darin, Belén Rueda, Luis Ziembrowski, Osvaldo Santoro, Guillermo Arengo, Jorge D’Elia.

O advogado Sebastian (Ricardo Darin) vive em Buenos Aires e está em processo de separação da esposa Delia (Belén Rueda), que por seu lado deseja voltar para a Espanha e levar os dois filhos do casal. 

Em meio a este processo complicado, Sebastian chega ao apartamento da esposa para levar as crianças para escola. Ele costuma brincar com as crianças, enquanto desce do sétimo andar pelo elevador, os filhos seguem pela escada para tentar chegar primeiro ao térreo, porém neste dia eles desaparecem no meio das escadas. 

O desespero de pai e mãe para encontrar as crianças faz com que eles desconfiem de várias pessoas que vivem no prédio, como um delegado, um sujeito solitário, uma amiga da esposa e até o porteiro, sem contar que o sumiço também pode estar ligado com o trabalho do pai. 

Com uma ótima premissa, o longa prende a atenção por quase uma hora através de um narrativa consistente e pela dúvida que fica na cabeça do espectador sobre o que realmente ocorreu. Os problemas na trama surgem na meia hora final, quando o mistério é resolvido parcialmente e fica fácil para o cinéfilo acostumado com o gênero finalizar o quebra-cabeças.

A resolução além de ser fraca e previsível, ainda deixa vários furos na trama, o que compromete demais a qualidade do filme. É uma pena, a trama desperdiça o talento de Ricardo Darin, que como sempre está competente como o advogado que tem a vida virada de ponta cabeça e principalmente não explora como deveria todas as possibilidades da ideia inicial.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei bastante, principalmente do desfecho. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Eu gostei da primeira hora. O desfecho me decepcionou um pouco.

Bjos