domingo, 22 de junho de 2014

Repulsa ao Sexo

Repulsa ao Sexo (Repulsion, Inglaterra, 1965) – Nota 8
Direção – Roman Polanski
Elenco – Catherine Deneuve, Ian Hendry, John Fraser, Patrick Wymark, Yvonne Furneaux.

A jovem Carol (Catherine Deneuve) trabalha como manicure em salão de luxo e mora com a irmã Helene (Yvonne Furneaux) em um pequeno apartamento. A princípio o espectador percebe que Carol é extremamente tímida, fala pouco e com voz baixa, não consegue olhar as pessoas nos olhos, principalmente os homens e sente-se mal em saber que a irmã tem um namorado. Quando a irmã viaja e deixa Carol sozinha no apartamento, a frágil mente da garota entra em parafuso. 

Depois de ficar conhecido mundialmente pelo longa “A Faca na Água”, Polanski comandou este assustador drama psicológico que foi seu primeiro trabalho com elenco internacional. O roteiro do próprio Polanski não explica o porquê da degradação mental da jovem, a trama deixa apenas pistas, criando algumas cenas como a do coelho morto ou a das mãos que saem das paredes para dar ênfase a loucura da personagem. 

Alguns críticos tem a teoria de que a trama seria uma alfinetada nas consequências da liberação sexual das mulheres, situação que estava mudando os costumes na época. Outros acreditam que seria uma crítica ao machismo, mas o fato é que o longa é uma verdadeira viagem para dentro de uma mente perturbada. 

O filme também é considerado o primeiro da chamada “Trilogia do Apartamento”, sendo seguido pelo clássico “O Bebê de Rosemary” (meu preferido entre os três) e o sufocante “O Inquilino”, outro longa sobre loucura com o próprio Polanski interpretando o papel principal. 

Finalizando, não posso deixar de destacar a beleza de Catherine Deneuve, mostrando aqui um misto de ingenuidade e loucura.    

5 comentários:

Emerson disse...

Polanski é um ótimo diretor, ainda não assisti a um filme ruim dele, e Repulsa ao Sexo é um excelente terror psicológico...O Bebê de Rosemary também é o meu favorito da famosa trilogia do apartamento!!!

Abraço!!!

Rodrigo Mendes disse...

Monumental e impactante. Polanski com a corda toda em sua melhor fase em Hollywood, que depois, infelizmente chegou a grandes merdas como " O Último Portal". Não sei ainda qual é o meu favorito da trilogia do apartamento...só sei que 'Rosemary' me parece ser um filme mais popular e diretores como Aronofsky bebe demais nesta fonte.

Abraço.

Gustavo disse...

Do jeito que Polanski já fez comentários machistas à liberação sexual feminina, aposto mais na primeira interpretação... Independente disso, realmente, ótimo filme.

Hugo disse...

Emerson - São três ótimos filmes.

Rodrigo - Realmente "O Bebê de Rosemary" influenciou outros diretores. A carreira de Polanski tem altos e baixos, também concordo que "O Último Portal" é um dos seus piores trabalhos, junto com a esquecida comédia "Piratas".

Gustavo - Em termos de caráter Polanski não parece ser grande coisa.

Abraço

Pedrita disse...

me incomoda exatamente essa mudança do nome no brasil. tanto que desconsiderei na minha postagem. realmente querer concentrar as pirações da protagonista no sexo é simplista demais. ela claramente tem transtornos. e os transtornos só se desencadeiam qd a rotina da protagonista é quebrada e ela fica profundamente insegura por passar sozinha por algum tempo. achei genial. e deneuve está maravilhosa. beijos, pedrita