sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Homem Duplicado

O Homem Duplicado (Enemy, Canadá / Espanha, 2013) – Nota 7
Direção – Denis Villeneuve
Elenco – Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon, Isabella Rossellini.

O professor de história Adam Bell (Jake Gyllenhaal) leva uma vida rotineira, quase frustrante em Toronto no Canadá. As aulas na universidade durante o dia e os encontros sexuais com a namorada (Mélanie Laurent) a noite são toda a vida do sujeito. Quando outro professor tentando puxar assunto com Adam, indica um determinado filme, ele fica curioso e decide assisti-lo. Para sua surpresa, durante uma cena Adam vê um figurante idêntico a ele. 

O fato mexe com o professor, que decide procurar o sujeito e descobre que seu sósia é o ator Anthony Saint Claire (também Gyllenhaal), que por seu lado passa por uma crise no casamento, principalmente porque a esposa (Sarah Gadon) está grávida. O encontro entre os dois sujeitos trará consequências inesperadas na vida dos casais. 

Baseado num livro de José Saramago, o diretor canadense Denis Villeneuve entrega um longa inferior a seus trabalhos anteriores, os ótimos “Incêndios” e “Os Suspeitos”, mas mesmo assim “O Homem Duplicado” não deixa de ser instigante. 

O ponto principal da trama é a insatisfação com a vida que os dois sujeitos idênticos apresentam, até quando descobrem terem uma cópia e passam a acreditar que a vida do outro é melhor. Esta possibilidade de mudança cria uma situação fora do comum, até a sequência final quase surreal, que foi filmada com o objetivo de deixar o espectador com um ponto de interrogação na cabeça. 

As imagens desfocadas propositadamente ajudam a mostrar uma Toronto sempre acinzentada, uma cidade de concreto totalmente sem alma, assim como se sentem os dois personagens principais. 

Vale destacar a boa atuação de Jake Gyllenhaal, que diferencia os dois personagens em pequenos detalhes e aparentemente no caráter, mesmo que no final tudo pareça voltar para o mesmo lugar.   

6 comentários:

Pedrita disse...

tenho vontade de ver esse filme. beijos, pedrita

Gustavo disse...

Se, como você sugere, o desfecho foi feito para deixar-nos com um ponto de interrogação na cabeça, o objetivo foi cumprido.

É um drama/thriller bem interessante e obscuro, mas seria melhor se não fosse tão modorrento.

Hugo disse...

Pedrita - É um filme diferente.

Gustavo - Concordo, a lentidão atrapalha, até citei que é o trabalho mais fraco do diretor Villeneuve até aqui.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Estou bem curiosa em relação a esse filme.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É indicado para quem gosta de tramas diferentes.

Bjos

Pedrita disse...

eu gostei muito, instigante realmente. gostei do tom sépia de todo o filme.