terça-feira, 17 de junho de 2014

Celebridades

Celebridades (Celebrity, EUA, 1998) – Nota 7
Direção – Woody Allen
Elenco – Kenneth Branagh, Judy Davis, Winona Ryder, Joe Mantegna, Melanie Griffith, Leonardo DiCaprio, Famke Janssen, Charlize Theron, Dylan Baker, J. K. Simmons, Michael Lerner, Kate Burton, Debra Messing, Andre Gregory, Larry Pine, Bebe Neuwirth, Gretchen Mol, Hank Azaria, Sam Rockwell, Ned Eisenberg, Ainda Turturro, Jeffrey Wright, Allison Janney.

O jornalista Lee Simon (Kenneth Branagh) trabalha escrevendo matérias sobre celebridades, ao mesmo tempo em que acabou de se separar da esposa Robin (Judy Davis) e se aproveita de seu novo estilo de vida para sair com diversas mulheres. Enquanto isso, Robin sofre por causa da separação, até conhecer o produtor de tv Tony (Joe Mantegna). 

O roteiro segue em paralelo a vida amorosa e profissional destes dois personagens que por motivos diferentes se envolvem no mundo das celebridades. O objetivo de Woddy Allen era fazer uma crítica sarcástica a este estilo de vida, premissa que funciona em várias situações, mesmo que o resultado seja apenas morno, provavelmente pelo excesso de personagens que surgem na tela. 

O jornalista interpretado por Kenneth Branagh seria seu alter ego, personagem comum em quase todos os seus filmes, o sujeito que deseja ser escritor e que comete todo tipo de erro para ter as mulheres que passam por seu caminho. Enquanto os demais personagens escritos por Allen são esteriótipos das celebridades. Temos a atriz adúltera (Melanie Griffith), o jovem ator entregue aos excessos (Leonardo DiCapro), a aspirante a atriz (Winona Ryder), a  modelo temperamental (Charlize Theron) e até o cirurgião plástico das famosas (Michael Lerner). 

Vale destacar ainda a piada sobre o diretor que filma em preto e branco para se mostrar cult, sendo que o longa de Allen é todo em preto e branco também. 

Longe de estar entre os melhores trabalhos de Allen, esta comédia vale a sessão pelo elenco repleto de famosos em pequenas participações.

5 comentários:

Pedrita disse...

eu adoro esse filme. acho genial e muito atual. beijos, pedrita

Amanda Aouad disse...

Preciso rever esse filme, aliás, a filmografia de Allen é sempre passível de revisitas.

bjs

Bruna Bianconi disse...

Esse é um dos poucos filmes do Woody que ainda não assisti, gosto muito dos trabalhos dele mas ainda não consegui assistir a todos. Pode não ser um dos melhores, mas com certeza vou conferir, pelo elenco e direção!

Rodrigo Mendes disse...

Sou suspeito em matéria de Woody Allen. Não gosto de poucos, mas adoro a maioria! "Celebridades" tem vários momentos cômicos, como o da banana com a Bebe Neuwirth que só de lembrar começo a rir. Nem sempre Allen faz graça sofisticada. rs

Abraço.

Hugo disse...

Pedrita - É um trabalho crítico e divertido de Allen.

Amanda e Bruna - Já assisti a maioria dos filmes de Allen, mas pela grande quantidade ainda falta conferir alguns.

Rodrigo - Esta cena e ao mesmo tempo de humor popular e com o estilo de Allen.

Abraço