quinta-feira, 26 de junho de 2014

Caçadores de Obras-Primas

Caçadores de Obras-Primas (The Monuments Men, EUA / Alemanha, 2014) – Nota 6,5
Direção – George Clooney
Elenco – George Clooney, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett, John Goodman, Jean Dujardin, Hugh Bonneville, Bob Balaban, Dimitri Leonidas, Justus von Dohnanyi.

Apesar de ser fã de filmes sobre a Segunda Guerra, reconheço que o tema já foi explorado a exaustão, por isso quando li a sinopse deste novo trabalho de George Clooney atrás das câmeras fiquei curioso por ser uma história que parecia fugir do lugar comum, ao colocar como heróis um grupo de civis que se “vestem” de soldados com o intuito de recuperar obras de artes roubadas pelos nazistas, mas infelizmente o resultado é decepcionante. 

No início vemos Frank Stokes (George Clooney) tentando convencer o presidente americano a enviar um grupo para recuperar as obras de arte no meio da guerra, para em seguida mostrar as figuras escolhidas por Stokes para ajudá-lo. A apresentação destes personagens em cenas específicas segue o mesmo estilo do sucesso “Onze Homens e um Segredo”, deixando a impressão de que um grande plano seria montado para executar a missão, porém a semelhança acaba aqui. 

Na sequência da trama, o grupo com homens de meia-idade especialistas em artes segue para Europa, se divide em duplas e começa a investigação para descobrir onde estariam as obras roubadas. 

O início divertido é apenas fogo de palha, o restante da trama se perde numa narrativa fria e lenta, com um roteiro que falha na passagem do tempo com a trama correndo durante dois anos com sobressaltos sem explicação, além da coincidência que parece absurda e que liga um dentista, um oficial nazista e a secretária francesa interpretada por Cate Blanchett. 

É uma pena que uma premissa interessante e um elenco de primeira tenha sido desperdiçado num filme fraco. 

Como curiosidade, o final que mostra os personagens e os nomes dos atores é uma espécie de homenagem aos clássicos de guerra dos anos sessenta como “Os Doze Condenados” e “Fugindo do Inferno”.     

5 comentários:

Pedrita disse...

eu tenho uma certa curiosidade de ver esse filme. espero q goste mais q vc. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - A história é legal, mas o filme deixa a desejar.

Bjos

Amanda Aouad disse...

É um filme fraco mesmo. Tinha potencial para muito mais. Pena.

bjs

! Marcelo Cândido ! disse...

Ainda não vi esse filme, estou atrás de ver o "Inside Lleewin Davis", dos irmãos Coen.

Hugo disse...

Amanda - Desta vez Clooney errou a a mão na direção.

Marcelo - Ainda não vi este novo trabalho dos irmãos Cohen.

Abraço