segunda-feira, 23 de junho de 2014

A Fera do Rock

A Fera do Rock (Great Balls of Fire!, EUA, 1989) – Nota 6,5
Direção – Jim McBride
Elenco – Dennis Quaid, Winona Ryder, Alec Baldwin, John Doe, Lisa Blount, Stephen Tobolowsky, Trey Wilson, Steve Allen.

No início dos anos cinquenta, Jerry Lee Lewis (Dennis Quaid) surge como um dos primeiros astros de rock ao lado de Elvis Presley, Roy Orbison e Carl Perkins. Ao mesmo tempo em que sua carreira decola através de apresentações explosivas com seu piano, Jerry leva uma vida pessoal cheia de problemas com bebidas, drogas e um complicado casamento com sua prima Myra (Winona Ryder), que tinha apenas treze anos. Em 1958,  um repórter descobre sobre o casamento de Jerry com a prima adolescente, publica uma reportagem e quase acaba com a carreira do cantor. 

O longa de Jim McBride é uma biografia que cobre apenas um pequeno pedaço da vida de Jerry Lee Lewis, basicamente o período da chegada ao topo das paradas até o escândalo do casamento, sendo este um dos motivos das críticas negativas da época. A história de vida do cantor é repleta de outros escândalos e com um roteiro mais completo com certeza renderia um filme melhor. 

Outro ponto controverso foi a interpretação de Dennis Quaid, que demonstra uma enorme energia nas cenas dos shows, o melhor do filme por sinal, mas se mostra exagerado nas outras sequências. 

Uma pequeno destaque vai também para o curioso relacionamento entre o cantor e seu primo, o pastor Jimmy Swaggart, personagem interpretado por Alec Baldwin. Swaggart foi um dos primeiros pastores a utilizar a televisão como veículo para propagar a mensagem de uma igreja, até que no final dos anos oitenta foi pego com um prostituta e assim como Jerry Lee Lewis, teve sua carreira praticamente arruinada.

Como informação, a fotografia do filme é do brasileiro Afonso Beato, que foi levado pelo diretor McBride para Hollywood em seu filme anterior, o policial “Acerto de Contas” e que a partir daí fez carreira internacional, inclusive trabalhando com Almodovar.

Nenhum comentário: