domingo, 11 de maio de 2014

Tropas Estelares

Tropas Estelares (Starship Troopers, EUA, 1997) – Nota 7,5
Direção – Paul Verhoeven
Elenco – Casper Van Dien, Dina Meyer, Denise Richards, Jake Busey, Michael Ironside, Neil Patrick Harris, Patrick Muldoon, Clancy Brown, Seth Gilliam, Marshall Bell.

No futuro, o planeta Terra vive em guerra com uma raça de alienígenas que parecem insetos gigantes. A democracia também foi derrotada e o mundo vive sob um governo fascista que divide a população entre civis e cidadãos. Os cidadãos são aqueles que se alistam nas forças militares para combater os insetos, enquanto o resto da população são os civis, considerados pelo governo como pessoas com menor importância. 

Neste contexto, o jovem de família rica Johnny Rico (Casper Van Dien) que vive em Buenos Aires, decide entrar para a infantaria do exército influenciado pela namorada (Denise Richards) que deseja se tornar piloto. Junto com o casal, outros dois amigos (a bela Dina Meyer e Neil Patrick Harris) também entram para as forças armadas. Quando Buenos Aires é destruída em um ataque dos alienígenas, para defender a Terra é criado uma espécie de exército mundial que acaba por reunir novamente o grupo de amigos numa sangrenta batalha. 

Baseado num livro de ficção escrito no final dos anos cinquenta, o diretor Paul Verhoeven criou um longa repleto de críticas ao totalitarismo resultando numa sátira recheada de sangue e violência. Verhoeven que tinha uma carreira sólida na Holanda, estreou na América com ótimo “Conquista Sangrenta” e emendou três grandes sucessos em seguida: “Robocop”, “O Vingador do Futuro”e “Instinto Selvagem” o transformaram em um dos grandes de Hollywood. Tudo estava ótimo até o retumbante fracasso de “Showgirls” em 1995. Tentando colocar a carreira nos trilhos, Verhoeven decidiu investir em outra ficção, ainda mais crítica e sanguinária dos que os trabalhos anteriores e acabou conseguindo um sucesso parcial. 

O longa tem cenas de ação de tirar o fôlego e os melhores efeitos especiais da época, porém dividiu público e critica. Quem conhecia o livro alegou que Verhoeven modificou muito o conteúdo, enquanto a crítica reclamava com razão das péssimas interpretações. Apesar dos rostos conhecidos, o elenco realmente é recheado de canastrões. 

O filme teve ainda três continuações lançadas diretamente em vídeo, além de um boato que roda na internet sobre uma refilmagem do original.

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

Eu costumo dizer que Tropas Estelares é um filme de aventura com pinceladas de terror.
Há cenas realmente bem violentas do ataque dos insetos. Principalmente a cena em que, já chegando no final, o inseto Cérebro suga o cérebro do cara.

Hugo disse...

Léo - Sem dúvida, é um aventura misturada com ficção e terror. Acho que se fosse lançada hoje, faria mais sucesso do que fez na época.

Abraço