terça-feira, 20 de maio de 2014

O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy. EUA / Inglaterra, 2005) – Nota 5,5
Direção – Garth Jennings
Elenco – Sam Rockwell, Mos Def, Zooey Deschanel, Martin Freeman, Anna Chancellor, Warwick Davis, Stephen Fry, Alan Rickman, Helen Mirren, John Malkovich, Bill Nighy, Richard Griffiths.

Arthur Dent (Martin Freeman) é dispensado pela bela Tricia (Zooey Deschanel) e descobre que sua casa será demolida para abrir espaço para uma rodovia espacial. Seu melhor amigo, Ford Prefect (Mos Def) decide contar que na verdade é um alienígena e que deseja ajudar Arthur a fugir do planeta que está prestes a ser destruído. 

A princípio eles pegam na carona da nave dos estranhos Vogons, até que conseguem escapar e encontram outra nave, esta comandada pelo excêntrico Zaphod (Sam Rockwell), que deseja descobrir o sentido da vida através de uma tal de Pergunta Fundamental. Para surpresa de Arthur, na mesma nave está Tricia, outra sobrevivente do planeta Terra que fora resgatada. O grupo segue sua aventura no espaço utilizando o Guia do Mochileiro das Galáxias, um livro que pertence a Ford e que contém informações sobre todas as galáxias. 

Não tenho o hábito e nem a paciência para livros de ficção, meu gosto para leitura sempre foi para histórias reais, biografias e fatos históricos. Por este motivo, no meu caso este “O Guia do Mochileiro das Galáxias” se mostra uma ficção confusa e em boa parte sem sentido, com poucas coisas realmente engraçadas. 

Pelo que li sobre o autor Douglas Adams, suas obras (são cinco livros) são uma verdadeira salada russa, com situações desconexas quase impossíveis de serem transportadas para o cinema. Este é outro motivo para o filme ser no mínimo estranho. 

Os destaques ficam por conta do bom ator Mos Def e da beleza de Zooey Deschanel. O ótimo Sam Rockwell desta vez se mostra caricato, enquanto falta carisma para Martin Freeman. 

Sei que existe uma grande legião de fãs do autor e desta obra em especial, mas como leigo no assunto fica difícil apreciar algo tão confuso.

6 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Precisaria de uma revisita.

Abrç.

Pedrita disse...

eu adorei esse filme e adoro filmes de ficção científica. livros li poucos de ficção científica, mas se gosto pode ser q goste dos livros tb. beijos, pedrita

Filme Lixo disse...

Hugo, aproveitando, poderia escrever sobre Spaceballs.

Hugo disse...

Rodrigo - Vale se você for fã do livro.

Pedrita - Eu gosto de filmes de ficção, mas literatura de ficção não me agrada. Vejo este filme como uma obra indicada somente para os fãs das obras de Douglas Adams.

Filme Lixo - Valeu pela sugestão, gosto de Spaceballs e escreverei sobre a filme de Mel Brooks em breve.

Abraço

Amanda Aouad disse...

O filme é irônico e pautado na farsa, não achei a apresentação do mundo tão confusa, mas acho que a história perde fôlego a medida que avança, até as piadas vão ficando repetitivas. Poderia ser muito mais mesmo.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É um filme em que não consegui entrar no clima. Sei que a obra tem muitos fãs, mas é um tipo de humor com pouca graça para o meu gosto.

Bjos