sábado, 3 de maio de 2014

O Despertar de um Homem

O Despertar de um Homem (This Boy’s Life, EUA, 1993) – Nota 7,5
Direção – Michael Caton Jones
Elenco – Robert De Niro, Leonardo DiCaprio, Ellen Barkin, Jonah Blechman, Eliza Dushku, Chris Cooper, Carla Gugino, Kathy Kinney, Tobey Maguire.

No final dos anos cinquenta, Caroline (Ellen Barkin) viaja pelos Estados Unidos com o filho adolescente Toby (Leonardo DiCaprio) em busca de um local onda possa criar raízes. Separada do marido e fugindo de um namorado violento (Chris Cooper), Caroline chega a Seattle onde conhece o mecânico Dwight (Robert De Niro), que a princípio se mostra atencioso, mesmo falando demais e sendo um pouco chato. 

Quando Caroline decide se casar com Dwight, ela pede para Toby passar um mês com a família do futuro padastro, que é viúvo e tem duas filhas e um filho. Não demora para Toby sentir na pele que Dwight é um sujeito dominador que não aceita ser confrontado. Após o casamento, Caroline também descobre o verdadeiro caráter do marido, mas mesmo assim prefere se calar para garantir uma vida estável, mesmo que a relação entre Toby e Dwight seja cada vez mais complicada. 

Baseado no livro autobiográfico de Tobias Wolff, este longa recria a adolescência do escritor e sua complicada relação com o padastro, além da vida sem atrativos na pequena cidade onde morava, até surgir a chance de sair do local para tentar mudar de vida. 

O elenco é competente, com De Niro muito bem no papel do sujeito controlador e um jovem Leonardo DiCaprio enfrentando com talento o veterano astro, já demonstrando que tinha potencial para uma bela carreira. 

Como informação, o diretor escocês Michael Caton Jones fez poucos filmes,sendo alguns interessantes como “Memphis Belle – A Fortaleza Voadora” e “Tiros em Ruanda”, mas também tem no currículo a bomba “Instinto Selvagem 2”.  

2 comentários:

Red Dust disse...

Um filme muito interessante. Aqui dava DiCaprio os seus primeiros grandes passos rumo ao estrelato.

Um abraço!!!

Hugo disse...

Red - DiCaprio mostrou desde adolescente que tinha talento.

Abraço