sexta-feira, 2 de maio de 2014

Mineirinho Vivo ou Morto

Mineirinho Vivo ou Morto (Brasil, 1967) – Nota 7,5
Direção – Aurélio Teixeira
Elenco – Jece Valadão, Leila Diniz, Gracinda Freire, Fábio Sabag, Oswaldo Loureiro, Wilson Grey, Milton Gonçalves, Edson Silva, Milton Moraes.
Direção – Aurélio Teixeira

José (Jece Valadão) é um mecânico que se envolve numa briga de bar para defender a jovem Isabela (Gracinda Freire) e termina por matar o marginal Arubinha (Milton Moraes). Enquanto a polícia sai a procura de José que fugiu para uma favela com Isabela, o crime chama a atenção de um repórter sensacionalista (Edson Silva), que consegue uma entrevista com a jovem noiva do acusado (Leila Diniz), distorce o que a garota falou e transforma o sujeito no perigoso bandido apelidado de Mineirinho. Ao mesmo tempo, o irmão de Arubinha (Wilson Grey), sobe o morro com seus capangas para buscar José, que por seu lado consegue ajuda do chefão do crime no local, Nenem Russo (Fábio Sabag), fato que dá início a uma briga entre bandidos, além da violenta perseguição da policia.

É interessante notar que os filmes ambientados em favelas, estilo comum no cinema brasileiro atual, já foram explorados nos anos cinquenta e sessenta com produções como “Rio Zona Norte” e “Rio 40 Graus” de Nelson Pereira dos Santo, “Cidade Ameaçada” de Roberto Farias, além de outros longas como este “Mineirinho Vivo ou Morto”. 

O longa é baseado na história real do bandido conhecido como Mineirinho, o qual foi explorado pela imprensa como um criminoso extremamente perigoso, mas que no filme é mostrado como um sujeito que entrou para o mundo do crime por acaso. O papel canalha da imprensa sensacionalista também aparece em “Cidade Ameaçada” e junto com este filme que comento, são duas produções que buscaram um pouco de inspiração no clássico “A Montanha do Sete Abutres”de Billy Wilder. 

Além do bom roteiro, vale destacar as cenas de tiroteio que são bem filmadas pelos becos da favela e o elenco recheado de nomes marcantes da história do cinema brasileiro. Além do protagonista interpretado por Jece Valadão, temos Milton Gonçalves ainda bem jovem, o sempre vilão Oswaldo Loureiro como o violento delegado e Wilson Grey, ator com maior números de participações em produções nacionais, tendo atuado em quase duzentos filmes num periodo de quarenta anos.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu quero muito ver esse filme. qd vi q estava passando já tinha começado, vou tentar ver outra vez. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É um bom filme policial brasileiro, pouco conhecido por sinal.

Bjos