terça-feira, 27 de maio de 2014

Jogo Duro

Jogo Duro (Brasil, 1985) – Nota 7
Direção – Ugo Giorgetti
Elenco – Cininha de Paula, Jesse James, Cacá Carvalho, Antônio Fagundes, Paulo Betti, Eliane Giardini.

Em uma enorme casa abandonada no bairro do Pacaembu em São Paulo, alguns personagens à beira da marginalidade se cruzam. Uma mãe (Cininha de Paula) e sua filha adolescente são incentivadas pelo vigia da rua (Cacá Carvalho) a se abrigarem na casa vazia. As duas não tem lugar para morar e a mãe tem um caso com o próprio vigia. Dentro da casa, mãe e filha descobrem que um outro sujeito (Jesse James) vive no local como uma espécie de zelador pago por um corretor de imóveis picareta (Antonio Fagundes), que deseja alugar ou vender a casa como se fosse uma mansão. A convivência forçada cria um complicado triângulo amoroso entre vigia, mãe e zelador. 

Mesmo não sendo um cineasta badalado, considero Uog Giorgetti um grande diretor. Sua especialidade é contar pequenas histórias sobre o cotidiano de pessoas comuns, sempre tendo como cenário a cidade de São Paulo, local que explora inclusive na criação dos personagens que identificamos rapidamente com alguém que conhecemos ou que pelo menos vemos pelas ruas no dia a dia. 

Este longa foi sua estreia como diretor, até então ele tinha uma vasta carreira na publicidade e decidiu arriscar a sorte no cinema, por sinal numa época em que a produção nacional estava em baixa. 

Todos os seus filmes se passam em algum bairro de São Paulo. O edifício de “Sábado” fica no Centro, a mansão de “Festa” nos Jardins e a casa de “O Príncipe” na Vila Madalena. Aqui a trama se passa no Pacaembu, bairro considerado aristocrático, que nos anos oitenta começava a passar por mudanças. A elite que vivia nas grandes mansões começava a se mudar para outros bairros ou para condomínios que estavam sendo construídos na região, resultando em casarões abandonados como o que é mostrado no longa. 

Para muitos, estas mudanças tinham como um dos motivos os jogos de futebol no estádio que fica num vale no centro do bairro e que sempre atraiu o povão que gosta de futebol, fato indesejado pela elite paulistana. Hoje a região ainda tem casas enormes, porém muitas delas se transformaram em empresas de serviços. 

Um dos destaques do filme é a atuação de Jesse James, ator que começou trabalhando em produções da chamada “Boca do Lixo” nos anos setenta e que depois seria operador de câmera em canais de TV, inclusive seu último emprego antes de falecer em um acidente de automóvel foi nesta função na ESPN Brasil. Jesse James não era exatamente um ator, sua interpretação é tosca, porém o personagem exagerado e metido a malandro é perfeito para a proposta do filme.  

2 comentários:

Pedrita disse...

esse eu não vi. anotado. eu amo sábado. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Sábado, Festa e Boleiros são ainda melhores.

Bjos