quinta-feira, 8 de maio de 2014

Joe

Joe (Joe, EUA, 2013) – Nota 7,5
Direção – David Gordon Green
Elenco – Nicolas Cage, Tye Sheridan, Gary Poulter, Ronnie Gene Blevins, Adriene Mishler.

Na zona rural de uma pequena cidade do Texas, Joe (Nicolas Cage) supervisiona um grupo de trabalhadores, vários deles imigrantes, que tem como ocupação fazer cortes em árvores e encher de veneno para facilitar a derrubada das mesmas por uma grande empresa que plantará novas árvores no local. 

Joe é um sujeito solitário que carrega frustrações e tem uma rixa com o valentão Willie (Ronnie Gene Blevins), com quem já trocou sopapos algumas vezes. Num certo dia, o garoto Gary (Tye Sheridan) surge na floresta procurando emprego e se torna amigo de Joe, que não demora para descobrir que o rapaz sofre com pai (Gary Poulter), sujeito violento e alcoólatra que trata pessimamente também a esposa e a filha adolescente. A relação entre estes personagens problemáticos se torna cada vez mais complicada e violenta. 

Muito criticado nos últimos anos por escolher papéis em filmes de conteúdo vazio, desta vez Nicolas Cage acertou ao protagonizar este drama com cara de produção independente. A trama é triste e até crua, os personagens são todos decadentes e vivem sem perspectivas num local que parece o fim do mundo. A relação de amizade que surge entre o personagem de Cage e o garoto interpretado pelo promissor Tye Sheridan, a princípio parece ser uma redenção na vida dos dois, mas no final se torna o estopim de mais violência. 

A grande curiosidade é o desconhecido Gary Poulter, que na verdade era um morador de rua que foi escolhido pelo diretor David Gordon Green para dar maior veracidade ao papel do pai bêbado e violento. Poucas vezes o cinema mostrou uma interpretação tão verdadeira, com o sujeito sendo ele mesmo na frente da telas, pois assim que terminaram as filmagens, Gary Poulter voltou para as ruas de Austin no Texas e faleceu dois meses depois. 

4 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Estou muito curioso em ver esse filme. Li algumas críticas bem positivas a seu respeito, e como aguardo a muito tempo por um bom filme protagonizado por Cage, acho que seja neste que minha espera acaba. Em breve...

abraço

Gilberto Carlos disse...

Gosto muito do Nicolas Cage. Ainda bem que ele resolveu diversificar um pouco a sua carreira, fazendo um filme mais independente.

Hugo disse...

Marcelo e Gilberto - Com certeza desta vez foi uma boa escolha de Cage. É um filme menor, porém com uma trama forte.

Abraço

Gustavo disse...

Estranho, ao ver o trailer e os cartazes a primeira coisa que veio à cabeça oi MUD. Mas, lendo seu texto, parece que esse filme segue caminhos distintos. Talvez agora eu me anime a assistir.

Cumps.